Central de Ajuda
Como eu aciono a cobertura Afastamento por Doença ou Acidente do seguro de vida?
Na hora de acionar esta cobertura de Seguro de Vida, existem dois casos: o de pessoas que trabalham em regime autônomo e de quem trabalha em regime CLT, com carteira assinada. Veja o que você precisa fazer em cada uma das situações:
Se você for autônomo:
Caso você fique afastado do trabalho por um acidente ou uma doença, avise a gente o mais rápido possível e informe o motivo, a data do afastamento e o período que você vai ficar afastado.
Você também vai precisar enviar os seguintes documentos pra gente:
- Formulário de “Aviso de Sinistro e Autorização para o Recebimento da Indenização”, devidamente preenchido e assinado;
- Cópia do RG (Cédula de Identidade) e do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do Segurado;
- Cópia do comprovante de residência em nome do Segurado Principal;
- Cópia do Boletim de Ocorrência Policial emitido por autoridade policial, se for o caso;
- Cópia da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), no caso de acidente de carro em que o Segurado era o motorista;
- Cópia do Laudo de Exame Toxicológico, e cópia autenticada do Laudo de Exame de Dosagem Alcoólica, quando houver;
- Cópia do Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT), quando for o caso;
- Cópia de comprovante contábil/fiscal e fonte de renda da atividade profissional de 3 (três) meses antes do afastamento temporário. Alguns exemplos de comprovantes que você pode entregar:
- recolhimento do INSS ou
- Declaração do Imposto de Renda ou
- Carnê Leão ou
- Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA) ou
- Declaração emitida por Contador em formulário DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos).
Se você for afastado por doença, vai precisar entregar também:
- Relatório médico, informando desde quando recebeu o primeiro diagnóstico da(s) doença(s), além da descrição da evolução clínica, da data em que iniciou o tratamento, das lesões/sequelas causadas pela doença, o período necessário para o tratamento e a data de confirmação de alta médica e, obrigatoriamente, da reabilitação.
Se você for afastado por acidente, vai precisar entregar também:
- Relatório médico informando a data do acidente, as lesões/sequelas causadas, o percentual do déficit funcional apresentado por segmento, o período necessário para o tratamento e a data de confirmação da alta médica e, obrigatoriamente, da reabilitação;
- Cópia de todos os documentos médicos e exames realizados;
- Cópia da declaração médica de alta definitiva.
Se você trabalha em Regime CLT:
Caso você fique afastado do trabalho por um acidente ou uma doença, avise a gente o mais rápido possível e informe o motivo, a data do afastamento e o período que você vai ficar afastado.
Você também vai precisar enviar os seguintes documentos pra gente:
- Formulário de “Aviso de Sinistro e Autorização para o Recebimento da Indenização”, devidamente preenchido e assinado;
- Cópia do RG (Cédula de Identidade) e do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do Segurado;
- Cópia do comprovante de residência em nome do Segurado Principal;
- Cópia do Boletim de Ocorrência Policial emitido por autoridade policial, se for o caso;
- Cópia da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), no caso de acidente de carro em que o Segurado era o motorista;
- Cópia do Laudo de Exame Toxicológico, e cópia autenticada do Laudo de Exame de Dosagem Alcoólica, se houver;
- Cópia do Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT), quando for o caso;
- Cópia dos 3 (três) últimos comprovantes de salário.
Se você for afastado for por doença, vai precisar entregar também:
- Relatório médico, informando desde quando recebeu o primeiro diagnóstico da(s) doença(s), além da descrição da evolução clínica, da data em que iniciou o tratamento, das lesões/sequelas causadas pela doença, o período necessário para o tratamento e a data de confirmação de alta médica e, obrigatoriamente, da reabilitação.
Se você for afastado por acidente, vai precisar enviar também:
- Relatório médico informando a data do acidente, as lesões/sequelas causadas, o percentual do déficit funcional apresentado por segmento, o período necessário para o tratamento e a data de confirmação da alta médica e, obrigatoriamente, da reabilitação.
- Cópia de todos os documentos médicos e exames realizados;
- Cópia da declaração médica de alta definitiva.
Fique ligado: de acordo com a Circular SUSEP nº 302/2005, a gente só pode analisar seu seguro quando tivermos todos esses documentos, ok? Depois que você enviar tudo pra gente, vamos avaliar o seu caso pra saber se você tem direito à indenização e avisaremos a você.
Se estiver tudo certo, a gente te paga a indenização em até 30 dias, contando a partir da entrega de todos os documentos. Se precisar de algum documento adicional, esse período é interrompido até você enviar tudo que a gente precisa e o prazo volta a contar a partir da chegada dos novos documentos, ok?