/

Descarte correto do lixo: como e onde fazer?

Descarte correto do lixo: como e onde fazer?

O Brasil é um país muito grande, e, como consequência, a produção de resíduos é proporcionalmente alta. Mas infelizmente o descarte de lixo não acompanha essa proporção.

Um estudo feito pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), aponta que só em 2024, o país gerou cerca de 221 mil toneladas de resíduos por dia – cerca de 1kg por pessoa – e a tendência é que esse número aumente em 2025.

O estudo mostra também que apenas cerca de 8% desse resíduo foi reciclado, e muito se deve ao descarte inadequado. E é aí que a dúvida aparece: como devo descartar o lixo corretamente? Vem com a gente que explicamos tudo direitinho!

O que é o descarte correto do lixo?

Descarte correto (ou descarte responsável de lixo) é basicamente eliminar os resíduos no horário e local certos, com separação de lixo adequada. Ou seja: lixo não basta jogar fora; tem que jogar certo! Esse processo envolve quatro etapas básicas:

Coleta do lixo

É o momento em que os resíduos deixam a sua casa e são coletados pelos serviços públicos ou privados, como:

  • caminhões de lixo
  • cooperativas
  • ecopontos
  • etc.

Para que essa coleta aconteça do jeito certo, é muito importante que o lixo seja separado da maneira adequada antes disso continue conosco e descubra como fazer essa separação.

Transporte

Depois que o lixo é recolhido, ele é levado até o local específico para tratamento: pode ser uma cooperativa de reciclagem, uma usina de compostagem, uma incineradora ou até mesmo um aterro sanitário. 

Fique atento aos horários em que esse transporte acontece para você deixar seu lixo na calçada na hora certa!

Tratamento e destino final

Nessa etapa, os resíduos são processados e disponibilizados no formato adequado. Isso é feito de acordo com os tipos de lixo:

  • Os recicláveis são separados, limpos e transformados em matéria-prima para novos produtos;
  • Os orgânicos podem ir para compostagem, virando adubo;
  • Os resíduos perigosos (como o hospitalar, por exemplo), são tratados com segurança (incinerados, por exemplo);
  • O lixo comum (que não se encaixa ou não pode ser aproveitado de nenhuma forma) é preparado para descarte final (em aterros sanitários, por exemplo).

Como fazer a separação correta do lixo?

Agora que você já sabe o que é o descarte correto do lixo, é hora de entendermos como separar cada tipo de lixo.

Lixo Reciclável

Este é o tipo mais comum de lixo produzido todos os dias nas nossas casas, mas, afinal, o que é considerado lixo reciclável? 

Basicamente é todo o resíduo que pode virar matéria-prima para produzir coisas novas. Papel, plástico, vidro e metais são os mais comuns.

Como separar o lixo reciclável?

Para separar o lixo reciclável, é só limpar e juntar cada tipo de resíduo de acordo com a sua cor: 

  • azul para papel
  • vermelho para plástico
  • verde para vidro
  • amarelo para metal

Cada tipo de resíduo possui sua cor – fique atento!

Lixo orgânico

O lixo orgânico engloba restos de comida, cascas de fruta, folhas e plantas – ou seja, tudo o que tenha origem biológica, seja animal ou vegetal.

Como separar o lixo orgânico?

Para separar o lixo orgânico do reciclável, basta juntar todo o resíduo na embalagem correspondente (de cor marrom, geralmente).

Lixo Eletrônico

São todos os dispositivos ou componentes eletrônicos que quebraram ou se tornaram obsoletos, como:

  • aparelhos antigos, 
  • cabos, carregadores, 
  • baterias, 
  • placas, 
  • fontes 
  • e demais ítens que funcionam com eletricidade ou bateria.

Como descartar o lixo eletrônico de forma correta?

O mais importante é que o descarte de lixo eletrônico não aconteça junto do lixo comum. Muitos aparelhos têm metais pesados e substâncias nocivas que, se vazadas, podem causar sérios danos a quem tiver contato. 

O descarte do lixo eletrônico deve ser feito em pontos específicos de coleta, como lojas de eletrônicos ou ecopontos municipais. Muitos fabricantes também podem oferecer uma política de devolução de aparelhos usados, então vale a pena ficar atento!

Resíduos especiais

Pilhas, baterias, medicamentos, óleo de cozinha e móveis. Ainda que estes itens sejam totalmente diferentes entre si, eles têm uma coisa em comum: são considerados resíduos especiais.

Isso porque, o seu descarte deve ser feito em pontos especiais dependendo do caso (ecopontos para óleo de cozinha, pilhas e baterias, algumas farmácias para medicamentos, alguns supermercados para móveis, por exemplo).

Leia+: Dicas para um consumo consciente e uma vida mais sustentável

Hábitos simples que fazem a diferença.

A separação e o descarte correto do lixo podem parecer complicadas, mas poucas atitudes do dia-a-dia facilitam muito esse processo:

  • Não misture lixo orgânico com reciclável: Assim fica muito mais fácil separar depois.
  • Embale e identifique tens cortantes: Assim você já separa o lixo e ajuda o coletor a manejar o lixo com segurança!
  • Não descarte óleo no ralo: isso dificulta muito o tratamento da água e pode te trazer dores de cabeça com o encanamento, que pode entupir!
  • Evite descartar lixo em dias de chuva forte: a enxurrada pode levar o lixo embora e a causar ainda mais problemas, como enchentes.

Leia+: Você sabe como reduzir a produção de lixo dentro da sua casa?

A Youse te dá uma força nessa missão!

Tanto com o Seguro Residencial quanto com o Seguro Vida Youse, você conta com a Assistência Sustentabilidade para te ajudar a viver de forma mais consciente. Você pode agendar o descarte correto de móveis e equipamentos.

Além de receber orientação sobre consumo de água e energia e até implementar soluções sustentáveis em casa. Tudo de um jeito simples e com atendimento disponível em todo o Brasil. Contrate agora seu seguro de vida ou residencial e comece a transformar sua casa em um lar mais sustentável! 🌱

 

Artigos mais acessados

Pra vc ficar numa boa