Você sabe como reduzir a produção de lixo dentro da sua casa?
Imagina só você em casa tendo seus momentos de lazer, recebendo suas encomendas, cozinhando ou pedindo delivery, brincando com seu pet e usando o banheiro. O resultado de um dia é uma lata cheia que você nem consegue explicar de onde saiu tanto lixo, não é mesmo?
Pois bem, de acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos do Brasil, no ano passado produzimos cerca de 224 mil toneladas diárias. Quando olhamos os números dessa forma, a gente consegue ver com clareza de onde vem tanto lixo.
Leia +: 5 estilos de decoração pra se inspirar
Leia +: Tenha uma relação mais saudável com a comida
Pensando nisso, a gente decidiu reunir algumas dicas práticas de como reduzir a sua produção de lixo em casa. Partiu?
Reaproveite embalagens
Comprou algo e a embalagem é legal? Não jogue fora! Lave bem para retirar os resíduos e guarde para usar depois. Potes de vidro são ótimos para guardar temperos, molhos caseiros e compotas, viu?
Dê uma chance para os refis
É bem comum encontrar essas embalagens, dos shampoos aos produtos de limpeza. Além de gerar menos resíduos, o refil leva menos material para ser feito e é mais barato do que a embalagem regular.
Consciência na hora do delivery e nas compras online
Pedir aquela comida gostosa depois de um dia difícil, é realmente uma delícia, né? Mas, tornar essa exceção uma regra no seu dia a dia, é uma atitude pouco sustentável.
Diminuir o número de vezes que se pede comida é diminuir a quantidade de plástico, papelão e até a emissão de gases poluentes. Por isso, cozinhar em casa é sempre a melhor opção! E o mesmo pensamento vale para as compras online, que geram resíduos plásticos e de outros tipos de lixo.
Coleta seletiva
Mesmo colocando todas as dicas em prática, ainda surgirão resíduos na sua casa. Por isso, é indispensável adotar a coleta seletiva! Separar o seu lixo contribui para que os materiais recebam a destinação correta, como o reaproveitamento e reciclagem.
A separação deve ser feita assim: papel, vidro, plástico, metais, lixo orgânico e outros resíduos. O lixo orgânico é basicamente os restos de comida, que podem ser bem úteis na jardinagem quando passam pelo processo de compostagem, mas se você ainda não é adepto da prática, basta separar certinho.
Estes “outros resíduos” que a gente citou é tudo o que sobrou depois de fazer a separação por categorias, esses materiais podem ir para o lixo comum. Ah, e as pilhas, baterias e resíduos eletrônicos devem ser devolvidos aos fabricantes ou descartados nos pontos de coleta especializados que tem na sua cidade.
Vai uma ajudinha?
A gente acredita que pra ajudar o meio ambiente, não custa muito. Com o Seguro Residencial você conta com a Assistência Sustentabilidade, que te dá uma mão na hora de descartar produtos e resíduos que você não sabe muito bem como se desfazer
Não é demais? E você ainda pode acompanhar todo o processo de descarte, que pode se transformar em uma doação para entidades assistenciais ou utilização como matéria-prima para um outro produto.