/

Ative o Modo Pausa: coloque a sua saúde mental em primeiro lugar

Ative o Modo Pausa: coloque a sua saúde mental em primeiro lugar

Setembro Amarelo 

O dia 10 de setembro é a data oficial de Prevenção ao Suídicio e é ela que encabeça o mês todo de discussão e campanhas de conscientização sobre o tema. Mas, você sabe como essa data começou?

A iniciativa surgiu em lá em 2014 com a parceria da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM). O objetivo é falar sobre o suícidio, a importância do cuidado perpétuo com a saúde mental e também levar informações sobre prevenção e onde encontrar ajuda.

 Bora olhar com mais carinho pra si?

 

Quando o assunto é cuidar da saúde, é comum que sejamos impactados com uma  enxurrada de informações sobre como cuidar do corpo, da alimentação… Mas, cuidar da saúde da mente também é fundamental para que todo o resto funcione bem.

É essencial aprender a reconhecer os sinais que podem estar nos levando a depressão, ansiedade, insônia e outros distúrbios mentais que podem limitar o seu dia a dia. Por isso, a gente quer te mostrar que dar uma pausa na correria vai te fazer enxergar muito mais do que você imagina. Se liga! 

Esteja presente

 

Você deve ter ouvido o termo mindfulness por aí e ficou sem saber exatamente o que ele significa. Mas, ele nada mais é do que a prática de se concentrar no que você está fazendo, ou seja, atenção plena

Na prática, funciona assim: se você está comendo, é só se exercitar para não se distrair com a TV ou com o celular. Difícil, né? Mas a gente tem que realmente tentar  aproveitar o momento. Uma dica é, enquanto estiver se alimentando, tente descobrir quais os temperos usados na comida ou qual a textura de cada ingrediente. 

Você também pode pausar alguns minutos do dia para se observar. Foque a atenção na respiração, a sensação do ar entrando e saindo pelo nariz e, não tente fugir dos seus pensamentos. Quando eles virem, basta observá-los, sem se deixar absorver por eles. 

Estas pequenas atitudes, a longo prazo, vão te ajudar a identificar comportamentos e pensamentos automáticos que podem se acumular e gerar ansiedade.

Que tal dar um pause na timeline? 

 

Vivemos em uma sociedade cada vez conectada mais cedo. Dados da empresa de segurança McAfee mostram que, no Brasil, 95% das crianças de 10 a 14 anos já utilizam smartphone, enquanto a média em outros países é de 76%. 

E quando o assunto são os jovens entre 17 e 18, quase 99% deles possuem um celular smartphone. Em um artigo recente da revista Sleep Medicine Reviews, dados mostram que o aumento da acessibilidade à tecnologia, também tem aumentado o tempo em que esses jovens e crianças passam em frente às telas. 

Mas, o uso excessivo de redes sociais é um problema para todas as idades. E seu uso descontrolado prejudica a qualidade do sono e aumenta os riscos de problemas de saúde mental. E tá na hora de desacelerar isso aí! Continue com a gente que nós vamos te ensinar como. 

  1. Filtre o conteúdo: procure consumir aquilo que vai agregar algo de positivo para a sua vida; 
  2. Defina horários: ficar conectado e ser bombardeado de muita informação a todo momento pode gerar ansiedade e uma sensação de que você não está onde deveria; A dica que a gente dá, é habilitar a função dos aplicativos que limite o seu tempo de uso; 
  3. Não use o celular antes de dormir: pelo menos uma hora antes de deitar, deixe o celular de lado e deixe que seu corpo tenha o processo natural de se preparar para o sono.

Pratique exercícios 

 

A gente sabe que parece  clichê. Mas, sim: a atividade física ajuda na sua saúde mental. É durante a prática que são liberadas substâncias no organismo que causam a sensação de bem-estar. 

Outro fator positivo do exercício, é que quando você se dispõe a se exercitar também está se dispondo a interagir com o ambiente e outras pessoas, e esta interação social ajuda os seus neurotransmissores a trabalharem melhor. 

Peça ajuda!

 

Quando você não se sentir bem, não tenha vergonha ou medo de se abrir e conversar. Reconhecer os seus limites é essencial, e pedir ajuda é um ato de coragem. Todos nós estamos sujeitos a termos problemas e algum tipo de sofrimento psíquico, o importante é compartilhar e dar o primeiro passo. 

Mas, afinal… Onde fica o Modo Pausa?

 

Muito mais do que apenas falar sobre saúde mental, queremos fazer um convite para que você repense como tem sido o seu dia a dia e se jogue em uma nova forma de curtir a vida. 

Ativar o Modo Pausa são aqueles 5min do seu dia em que você presta atenção na sua respiração, é sobre parar de rolar a timeline e dar uma olhada pro céu pela sua janela. E não só isso, é começar um processo de acolhimento das suas emoções sempre que algo não sai como você estava esperando. 

E continuem ligados no blog da Youse, hein! Durante todo o mês de setembro a gente preparou muito conteúdo interessante sobre esse tema. Vem aí, especialistas para falar sobre inteligência emocional, esgotamento profissional, influência das redes sociais e muito mais. E se ficou alguma dúvida, manda um recadinho pra gente!

Artigos mais acessados

Pra vc ficar numa boa