Os 10 principais lançamentos de 2022
Em 2021, o mercado automotivo foi marcado por uma reviravolta enorme: carros ficaram parados na linha de montagem por falta de peças e semicondutores. Além disso, marcas tradicionais perderam participação de mercado, enquanto outras aproveitaram para surfar a onda com seus carros em estoque. Com essa desordem, o mercado de veículos usados, como você já viu aqui no Start, ganhou importância e o IPVA ficou mais caro justamente por conta da baixa produção de carros novos, alta do dólar e descontrole da inflação.
Mas pode ficar numa boa que as previsões para 2022 são diferentes, ainda mais quando o assunto são os lançamentos de novos veículos. São muitas as novidades que ficaram represadas por causa da pandemia e, por isso, preparamos uma lista com os 10 modelos mais aguardados para este ano. Será que um deles está na sua lista de desejos? Confira, porque tem carros para todos os gostos 😀
Saiba +: IPVA 2022: por que ficou mais caro?
Saiba +: Pane seca: o que é e como evitar?
1) Fiat Fastback

Fastback ou Projeto 376, assim é como a Fiat denomina o “embrião” do seu novo SUV, posicionado acima do Pulse e da mesma categoria que o Jeep Compass. Prometido pela fabricante desde 2018 no Salão do Automóvel, já deveria estar nas concessionárias de todo o país se não fosse a pandemia.
Com 4.40 metros de comprimento, o lançamento terá o estilo de sua carroceria em cupê, que são aqueles carros que tem uma leve queda do teto (como na foto acima). Sobre valores, o Fastback ainda não tem um preço definido porque não foi oficialmente lançado.
2) Honda HR-V

Sabe aquele primo que cresceu na vida? Então… Este é o caso do Honda HR-V, novo modelo da fabricante que vai disputar vendas em outro segmento.
A novidade, prevista para chegar ainda neste primeiro semestre, é uma nova geração do utilitário esportivo da Honda que deve ser maior que o carro vendido hoje em dia e vai brigar contra os SUVs médios, como Jeep Compass e VW Taos. #JáQuero
Além disso, o novo HR-V deve vir mais “amigável” ao meio ambiente, pois terá uma versão híbrida flex, ou seja, vai unir um motor à combustão flex (que aceita gasolina e etanol) com um motor elétrico que é alimentado por uma bateria. Seu alvo é o Toyota Corolla Cross, o primeiro SUV médio híbrido a ser comercializado no Brasil, lançado em 2021.
E não para por aí: o HR-V também poderá ser equipado com os atuais motores da gama Honda: 1.8 aspirado de 140 cv e o 1.5 turbo de 173 cv.
3) Renault Kwid

Em 20 de janeiro, a Renault já apresentou a nova geração do subcompacto Kwid. O modelo continua com apenas três versões do modelo anterior: Zen (R$59.890), Intense (R$64.190) e, a da imagem, Outsider (R$67.690). Aposentando a versão de entrada “Life” que era a mais barata, sem direção hidráulica e ar-condicionado. A marca alegou que decidiu descontinuar por não fazer mais sentido continuar com ela no portfólio, já que representava apenas 1% das vendas.
O Kwid ganhou um tapa no visual e segue como o carro mais em conta do país. Além da mudança estética, recebeu um motor 1.0 de três cilindros com 71 cv com etanol e 68 cv com gasolina. O torque fica na casa dos 10 kgfm com etanol e 9,4 kgfm com gasolina.
E as novidades não param por aí: a Renault promete apresentar esse ano a versão 100% elétrica do subcompacto. Ainda não há previsão para o lançamento, mas a marca quer brigar também entre os elétricos mais baratos do Brasil e, por isso, deve importar o modelo da China até o meio do ano. Confira mais sobre os lançamentos de carros elétricos na nossa reportagem especial.
4) Honda City Hatch

O City Hatch tem estreia marcada para março e tem a importante missão de substituir o Fit no Brasil. Considerando que a sua versão sedã parte de R$108.300, podemos supor que o hatch no modelo inicial poderá vir com um preço bastante semelhante.
Segundo a Honda, o interior do lançamento é ainda mais versátil que o do Fit, possuindo 4,34 metros de comprimento, 1,74 m de largura, 1,49 m de altura, 2,60 m de entre-eixos e um porta-malas de 268 litros. #PraFicarNumaBoa
Além disso, o conjunto mecânico será igual para todas as versões, contando com o motor 1.5 de injeção direta e transmissão CVT de até 7 marchas virtuais. A potência é de 126 cv e o torque chega a 15,8 kgfm.
5) Kia Sportage

A Kia está prometendo trazer a versão híbrida do SUV, Sportage, para o Brasil. Sua primeira aparição ocorreu em 17 de novembro de 2022, no Salão do Automóvel de Los Angeles, e contava com motor 1.6 turbinado, movido a gasolina, aliado a um propulsor elétrico de 44 kW. Juntos, esses dois motores são capazes de entregar até 229 cv e autonomia de 800 km.
6) Honda Civic

Mais um carro que promete trazer a tecnologia híbrida para o Brasil: o Civic. Em sua 11ª geração, o sedã tem como alvo a versão híbrida do seu principal concorrente, o Toyota Corolla.
Apesar de vir com visual totalmente renovado em 2022, os consumidores de Civic ficaram órfãos no Brasil, pois a décima geração deixou de ser produzida aqui e, com ela, foram embora também as versões flex e turbo do icônico sedã japonês.
7) Jeep Renegade

Com previsão de estreia para o final de fevereiro, o Jeep Renegade 2023 é um dos lançamentos mais aguardados do ano. A nova versão, vai aposentar as versões movidas a diesel e terá um tapa no visual com novos faróis, lanternas, grade, rodas e interior.
Com o motor 1.3 turboflex, as queixas sobre desempenho e consumo devem sair da lista dos consumidores. Agora, o lançamento conta com 185 cv e 27 kgfm de torque, portanto, o consumo do SUV compacto deve ser bem menor que o anterior.
8) Citroën C3

Lembra do C3? Sim, ele está de volta!
Com estreia prevista para março, o hatch virá bem diferente da versão que fez sucesso nos anos 2000 e seguirá a mesma linha de design de outros produtos da Citroen: um visual com um apelo mais aventureiro e com dimensões maiores (inclusive altura do solo).
O C3 poderá ser equipado com motor 1.6 aspirado ou 1.0 turboflex. Se for produzido na fábrica do Rio de Janeiro, em Porto Real, o carro deverá ter preços competitivos para incomodar os líderes de mercado.
9) Ford Maverick

A Ford Maverick deve chegar definitivamente ao mercado brasileiro até o fim deste primeiro trimestre. Ela contará com o mesmo conjunto mecânico do Ford Bronco: motor 2.0 turbo a gasolina que entrega até 253 cv, câmbio automático de 8 velocidades e tração 4×4. A configuração será a topo de linha, Lariat, e a picape chega para ser mais uma concorrente da Fiat Toro.
Contudo, pelo fato da Ford ter saído do Brasil, podemos esperar preços bem salgados para a nova picape. Além dos tributos de um carro importado, outros fatores contribuem para que a Maverick passe dos R$250 mil como, por exemplo, o motor de litragem maior que o da Toro (1.3 turboflex de 185 cv).
Mas tudo tem um lado bom, não é mesmo? E a parte boa é que, por ser vendida em versão única, o modelo chegará recheado de equipamentos que auxiliam o motorista, como: alerta de colisão e frenagem automática. Além disso, possui tela multimídia de 8 polegadas e ar-condicionado de duas zonas.
10) Hyundai Creta de 7 lugares

Com a aposentadoria do Fiat Doblò, os consumidores brasileiros só contam com a Chevrolet Spin entre os carros de 7 lugares abaixo dos R$200 mil. Pensando nisso, a Hyundai quer lançar o Grande Creta, uma opção maior do SUV Creta, que resolverá esse problema de falta de assentos de uma vez por todas para planejar de vez aquela viagem em família.
O lançamento estreou recentemente no México e tem tudo a ver com o mercado brasileiro. Especula-se que o Creta de 7 lugares será fabricado no Brasil, mas sem nenhuma confirmação por parte da Hyundai, e seu preço deve girar em torno dos R$150 mil.
Qual desses lançamentos de 2022 entraria na sua garagem? Se um, nenhum ou vários entrarem, o melhor a fazer é garantir a sua segurança e a do seu possante. Com o Seguro Auto Youse você fica numa boa. Faça uma cotação online!