/

IPVA 2023: Imposto fica mais caro por conta da valorização dos carros usados

IPVA 2023: Imposto fica mais caro por conta da valorização dos carros usados

Lembra quando a gente te contou que os preços dos carros usados iria cair neste ano? Pois é, coladinho nesta boa notícia vem um fato um pouco desanimador: o preço do IPVA vai subir. 

Leia +: Saiba como parcelar o IPVA

Leia +: Por que consultar a tabela Fipe? 

Calma! A gente vai te explicar tudo, e ainda te mostrar quem está isento do pagamento do tributo e para onde vai toda a arrecadação. Bora lá?

Preço do carro usado e IPVA: entenda a relação

Bom, é importante ter em mente como o valor do IPVA é definido. Ele representa uma porcentagem sobre o valor de venda do carro, ou seja, o preço dele usado com base na tabela Fipe. Todo ano, o imposto usa como referência o valor do automóvel que estava na tabela do mês de setembro do ano anterior. 

A tendência é que este tributo ficasse mais barato de ano para ano, pois os carros usados costumam desvalorizar, certo? 

Sim! Mas aconteceu uma hipervalorização dos usados devido a pandemia. Entre 2020 e 2021, os modelos ficaram 25% mais caros e, consequentemente, o IPVA 2022 também. 

Agora vivemos uma queda dessa valorização mas, ela ainda é suficiente para fazer os proprietários pagarem mais caro no imposto. De acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), nos últimos 12 meses os veículos usados subiram cerca de 8,1%. 

Ah, e um fato interessante é que o valor e o prazo de pagamento do IPVA também pode variar entre os estados do Brasil, já que cada um possui seus próprios valores de alíquota. Para encontrar informações sobre os prazos, é só consultar a página do Detran do seu estado. 

Quem está isento de pagar o IPVA?

  • Veículos de empresas do serviço público de transporte coletivo que possuem mais de 15 anos de fabricação; 
  • Veículos com motor cuja potência seja abaixo de 50 cilindradas;
  • Embarcações com motor de potência abaixo de 25HP; 
  • Táxis que são de motoristas profissionais autônomos
  • Maquinário agrícola; 
  • Veículos das embaixadas e consulados; 
  • Automóveis de funcionários de carreira diplomática. 

 

O IPVA é usado em que? 

Cerca de 20% é destinado ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). O restante é dividido entre o estado e o município de registro do carro. 

O valor que chega para os estados entra no orçamento anual, e é destinado a áreas como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. 

 

Não vai esquecer da segurança!

Do IPVA você não consegue fugir, mas escolher um Seguro Auto do seu jeito você pode! Na Youse o pagamento não tem parcelas, é mês a mês e não prejudica o limite do seu cartão. 

Além de você personalizar como quiser, selecionar as coberturas e assistências que são a sua cara, é tudo 100% online. Bom, né? Dá um pulo no site e confira. 

Artigos mais acessados

Pra vc ficar numa boa