Dia Mundial sem Carro: 5 dicas para ir ao trabalho de bike
Nessa data, é possível perceber quantos modais de transporte temos atualmente: bicicleta e patinetes (elétricos ou não); transporte público via ônibus ou metrô; compartilhamento de veículos e aplicativos de transporte. São muitas as maneiras de ir do ponto A ao B em uma cidade grande, por exemplo. Mas, hoje, queremos falar especificamente das bicicletas, que fizeram parte da infância de muitas pessoas, mas que acabam sendo esquecidas na fase adulta. Seria a hora de tirar a teia de aranha e voltar a pedalar? Se a sua resposta for “sim”, não perca as dicas sobre como ir ao trabalho de bike com total segurança!
- De olho nos detalhes
A bicicleta também é um veículo, o que quer dizer que, assim como carros e motos, também é preciso fazer um “test-drive” antes de escolher o seu modelo. Verificar a altura do banco, distância para o guidão e se há ajustes é fundamental para se sentir confortável e, sobretudo, seguro durante a pilotagem. Alcançar os freios é essencial para um “pedal” sem acidentes.
A bike tem que ser adequada para o trajeto: há diferença entre os modelos para on e offroad, #ficaadica
- Equipamentos de segurança
Você já sabe, né? Aqui na Youse, a segurança é a nossa prioridade. Por isso, utilizar capacete, calça com forro e roupas reflexivas ajudam na segurança ativa e passiva durante o pedal. O capacete é um item necessário mesmo em passeios recreativos. Quando a ideia é utilizar a bike para ir ao trabalho, principalmente nas grandes metrópoles, você não pode sair sem um bom capacete. Já a calça com forro vai ajudar a evitar lesões e desconforto no selim (assento).
Já ouviu aquela máxima: “quem não é visto, não é lembrado”? No trânsito é a mesma coisa. Por se tratar de um veículo que pode passar despercebido em meio aos carros, ônibus e caminhões, o ciclista precisa chamar muita atenção dos motoristas. Se os motociclistas já utilizam ferramentas para identificação, o ciclista também deve. Roupas reflexivas — seja casaco, camiseta, calça ou calçado — são indispensáveis para evitar acidentes.
- Equipamentos de identificação
Além do vestuário adequado, luzes de posição ajudam a ser visto (no caso das traseiras) e a ver (dianteiras), sobretudo para quem costuma voltar do trabalho quando já escureceu. E se você está começando a pedalar agora, vale conferir também as dicas para quem quer começar a pedalar e ter uma vida mais saudável.
A melhor parte é que você, ao optar pela bike para ir ao trabalho, também estará contribuindo para a redução na emissão de gases do efeito estufa, como o CO2 — além de dar aquela mãozinha para reduzir o trânsito. A cada 3 km percorridos com um carro 1.0 ou 1.4, o motor expele, em média, 1,1 kg de CO2. Se o seu trabalho estiver a 15 km de distância, você terá evitado a emissão de 11 kg CO2.
- Planeje a rota
Mapear e até fazer uma ou duas vezes a viagem até o trabalho em dias menos movimentados, como aos finais de semana, ajuda a decorar e entender os percalços que você poderá encontrar pelo caminho. Além disso, é a forma mais didática para planejar a sua rota até o escritório. Fazer possíveis desvios e verificar o pavimento também auxilia a encontrar o trajeto mais adequado para a sua bike e disposição.
Nessa primeira experiência, veja se há ciclovias ou faixas exclusivas para bicicletas e procure fugir de ruas perigosas.
- Equipamentos e manutenção
Se a bicicleta for usada diariamente para ir ao trabalho, não se esqueça que ela também é um veículo. Ou seja, assim como um carro ou uma motocicleta, a bike também precisa de manutenção regularmente. Faça um check-up semanal para conferir o estado dos pneus, freios, corrente e as luzes.
Carregar um kit de primeiros socorros, uma bomba de ar e até ferramentas para reparo de pneus e corrente podem te ajudar muito num eventual perrengue. E, claro, sabendo que deverá carregar seus equipamentos de trabalho (notebook, roupas limpas, toalhas e itens de higiene pessoal), considere comprar alforjes ou instalar bagageiros para evitar carregar peso nas costas e deixar o seu pedal mais fácil e confortável.
Se já decidiu qual bike comprar, mas não sabe como montar, conte com a Assistência à bike do Seguro de Vida da Youse. Nela você encontrará serviços de montagem de bicicletas, troca e conserto de pneus, troca de correntes e ajuste de freios. Viu só?! Pra ficar #numaboa, conta com a Youse. Essa reportagem teve como fonte o canal Bike Anjo.