/

De ferramenta política a queridinho do Brasil: conheça a história do Fusca

De ferramenta política a queridinho do Brasil: conheça a história do Fusca

Leia +:

https://start.youse.com.br/universo-youse/amor-pelo-carro-um-fusca-1965-na-foto-de-familia 

Leia +: 

https://start.youse.com.br/dia-a-dia/dia-nacional-do-fusca-conheca-5-curiosidades-sobre-o-classico 

 

Apesar de muito amado ao redor do mundo, o início da história do Fusca é polêmica. Foi na Alemanha da década de 30 que ele nasceu, sob o projeto nacionalista de seu governo autoritário. 

O veículo foi encomendado a Ferdinand Porsche, que anos mais tarde lançaria a marca famosa que leva o seu nome. E não foi um pedido qualquer: o Fusca tinha que cumprir uma série de exigências, em nome de se tornar o Volkswagen, ou seja, o carro do povo. 

 

Aí vai a lista de critérios que o projeto deveria cumprir: 

  1. Comportar uma típica família alemã da época, composta por 2 adultos e 3 crianças, 
  2. Comportar, também, 3 soldados e uma metralhadora no capô (por mais absurdo que possa soar), 
  3. Chegar a 100km/h e manter essa velocidade, 
  4. Rodar, pelo menos, 13 km/l de combustível, 
  5. Ter o motor refrigerado a ar, 
  6. Custar menos do que mil marcos, a moeda alemã da época, para competir com o valor de uma moto. 

 

A listinha do governo alemão deu trabalho a Porsche, que levou mais de 4 anos e chegou a construir 40 protótipos do projeto, até atingir o nível de perfeição que lhe foi pedido. 

 

O Fusca no Brasil 

O Fusca desembarca no Brasil em 1959 em um governo democrático, diferente daquele da Alemanha nos anos 30. Quem traz a montadora para o país é Juscelino Kubitschek, como parte dos seus esforços de desenvolvimento. O veículo passa a ser produzido no bairro Ipiranga, em São Paulo. 

Ao longo de sua história no Brasil, o Fusca sofre altos e baixos, tendo como desafio equilibrar a produção de um modelo já obsoleto para os padrões das décadas seguintes, mas que nunca saiu do gosto do brasileiro. Assim, ele teve a montagem interrompida na década de 80, retomada nos anos 90 e descontinuada, definitivamente, apenas 3 anos depois do retorno, em 1996. 

 

Últimos exemplares produzidos no mundo

O Fusca ainda teve uma última edição produzida pela Volkswagen: o New Beetle, versão mais moderna que surgiu em 1997, porém menos popular do que o Fusquinha original. 

Em 2019, a montadora mexicana da versão anuncia a Final Edition, retirando o modelo, em definitivo, das linhas de montagem. 

 

O Fusca na memória dos brasileiros 

Hoje, é possível encontrar Fuscas à venda em sites especializados, por valores que vão de 3 a 200 mil, entre modelos antigos, modernos e exemplares de colecionador. 

Apesar de não ser mais fabricado, este veículo é unanimidade, até hoje, entre fãs saudosos e muitos proprietários apaixonados pelo país. Com certeza, o Fusca tem uma história de superação e amor que ainda será contada entre gerações. 

 

Na Youse, seu possante tá protegido!

Aqui na Youse nós cuidamos do seu possante com todo carinho. Passe no site ou no app e faça a cotação. O valor sai na hora, sem burocracia! 

Artigos mais acessados

Pra vc ficar numa boa