10 dicas de como dirigir melhor
Às vezes a gente nem percebe como o nosso jeito de dirigir já está no piloto automático. E é por isso mesmo que é sempre bom aprender novas dicas de como dirigir melhor. Por exemplo: você diminui o consumo de combustível (e seus gastos) se reduzir nas acelerações bruscas e deixar o câmbio engatado nas descidas.
Por isso, separamos 10 dicas bem simples que conseguimos com o diretor técnico José David, do Roberto Manzini Centro Pilotagem, com o Luiz Fonseca, diretor da Auto Escola Pinheiros, e com o instrutor técnico Aldo Piedade Júnior, da Auto Escola Alpie. Tudo pra ajudar você a saber (ou relembrar) como dirigir melhor. Olha só:
Saiba +: Dicas de aplicativos de mobilidade urbana para fugir do trânsito
1 – De olho na pose
Pra dirigir melhor, Luiz Fonseca aconselha prestar atenção ao jeito como você senta no banco: “Apoie a coluna inteira, de modo que, ao esticar os braços, o pulso fique exatamente em cima do volante. Assim você fica mais confortável para dirigir e evita problemas futuros na coluna”.
2 – Calibragem em dia
“Pneus murchos podem aumentar o consumo de combustível em aproximadamente 6%, além de prejudicar o comportamento do veículo em curvas e frenagens”, diz José David. Tente dar aquela checada no ar dos pneus a cada 15 dias. A pressão a ser utilizada geralmente fica escrita na coluna da porta do motorista ou na tampa de combustível.
3 – Cuidado com o “anda e para”
“Em vias com muita sequência de semáforos, procure coordenar a velocidade para evitar o andar e parar”, ensina José David. Isso evita o gasto de combustível e ainda faz as peças do seu carro durarem mais. Sem falar que ninguém gosta de ficar parando em semáforo, né?.
4 – À noite, atenção
Dirigir à noite exige mais atenção, já que tudo fica mais difícil e demorado de ver. “Verifique se todas as lanternas funcionam direito e, durante a direção, mantenha o farol baixo sempre ligado”, diz Luiz Fonseca.
5 – Mantenha distância
Você é daqueles que anda colado no carro da frente? Pra dirigir melhor, o jeito é se afastar sempre que possível. “Pergunte a si mesmo: se o veículo da frente parar, eu paro com segurança?”, orienta José David. Se a resposta for “não”, vá reduzindo a velocidade para ajustar o espaço sem interromper o fluxo do trânsito.
6 – Em dias de chuva
Se a água começa a cair, é hora de diminuir a velocidade – mesmo quando o limite da rua for alto. Dica do Aldo Piedade Júnior: “em dias de chuva, ande um pouco menos do que indicado para a via, mas se mantenha em velocidade constante”. Se você puder rodar com uma marcha mais baixa, fica ainda mais seguro caso precise frear.
7- Evite áreas alagadas
Se a chuva ficar mais forte e a água subir, é hora de atenção máxima. “Pra dirigir melhor, nunca entre em ruas que alagam e que você não conhece a profundidade a que a água chega. O carro flutua e pode ser levado para áreas mais fundas”, alerta Fonseca.
8 – Peso desnecessário
Alguns equipamentos deixam o carro mais bonito e prático, mas Fonseca dá o toque: “não deixe o carro muito pesado com acessórios que oferecem muita resistência. Isso também consome combustível e aumenta o custo de manutenção”.
9- Mande os memes depois
De acordo com o Painel de Mobilidade do Trânsito, em 2017 mais de 250 mil motoristas receberam multas por usar celular enquanto dirigem. Olha o prejuízo: o valor é de R$ 300 e 7 pontos na carteira! Então, já sabe, né?
10 – Cuidado com pontos cegos
Se for trocar de faixa, existe um ponto cego onde você olha pelo retrovisor e “não vê ninguém”. Isso é o que provoca os acidentes mais comuns com motociclistas! “Fique atento e dê seta, é a sua comunicação com outros veículos”, diz Piedade Júnior.
Para dirigir ainda melhor, sempre bom saber que pode contar com um seguro 100% online. É só acionar uma cobertura ou uma assistência direto no seu celular!