/

Cuidados com a rede elétrica: atenção a adaptadores de tomadas

Cuidados com a rede elétrica: atenção a adaptadores de tomadas

 

Quantas vezes você procurou uma tomada em casa e ela já estava ocupada com outro aparelho? A solução mais prática é colocar um adaptador e ligar o equipamento. Mas sabia que isso pode sobrecarregar a rede elétrica naquele ponto? Dados da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade) mostram que um terço dos acidentes elétricos domésticos registrados no Brasil foram fatais em 2022.

O uso desses adaptadores pode ser justificado de diversas maneiras: o consumidor precisa de mais tomadas em um cômodo da residência; um aparelho tem pinos mais grossos e a tomada, pinos finos; o aparelho pode ter três pinos e a tomada ser do antigo padrão, com apenas dois e por aí vai.

 

 

Quais são os riscos?

Com a padronização, o número de adaptadores diminuiu, mas ainda é bastante presente. Mas, afinal, por que eles podem representar um risco?

 

Porque, de acordo com especialistas, há o risco de ligar um aparelho de maior amperagem em adaptadores que não foram projetados para aquela quantidade que o eletrônico exige. Exemplo: um microondas ou secador de cabelo devem sempre ser ligados em tomada de 20A, a mais grossa. Dentro dessa tomada de 20A há cabos mais grossos para suportar a demanda elétrica. Caso esse microondas ou secador de cabelo seja ligado em uma tomada de 10A, com o auxílio de um adaptador, é provável que o adaptador e a tomada derretam, causando curto-circuito. O motivo é simples: os fios de uma tomada de 10A não suportam aparelhos mais potentes, superaquecendo todo o sistema.

 

Para garantir a tranquilidade, nada como ter um seguro que oferece cobertura a Danos Elétricos. E claro que você pode contar com essa comodidade no Seguro Residencial Youse. Com ele, você pode ficar numa boa, porque caso caia um raio ou role algum acidente elétrico mais grave, queimando eletrodomésticos, máquinas e instalações, essa cobertura indeniza o valor do prejuízo, de acordo com o máximo definido por você.. Acionar a cobertura é muito simples, basta seguir os passos descritos neste outro artigo do nosso blog. E, pra finalizar, ainda tem algumas dicas para evitar essa dorzinha de cabeça:

 

  • Fique ligado nas voltagens de tomadas;
  • Não deixe vários eletrodomésticos ligados na mesma tomada;
  • Não faça instalações elétricas por conta própria;
  • Não deixe tomadas desprotegidas ou em uso perto de água;
  • Em imóveis antigos, faça revisões periódicas das instalações elétricas.

Artigos mais acessados

Pra vc ficar numa boa