/

7 dicas para reformar móveis

7 dicas para reformar móveis

 

Reformar móveis é uma ótima maneira de dar uma nova cara à sua casa, economizar dinheiro e ser mais sustentável. Com um pouco de planejamento e esforço, você pode transformar um móvel velho e desgastado em uma peça única e cheia de personalidade. Bora conferir as dicas?

 

1. Planejamento

Antes de começar a reforma, é importante fazer um planejamento. Avalie o estado do móvel e decida o que você deseja fazer com ele. Você quer apenas trocar a cor ou quer fazer uma reforma mais completa, incluindo consertos e mudanças de design?

Faça uma lista de materiais e ferramentas que você precisará. Se você não tiver experiência em reforma de móveis, pode ser uma boa ideia procurar um profissional para ajudá-lo a fazer o planejamento e até mesmo fazer a reforma.

 

2. Limpeza

A primeira etapa da reforma é limpar o móvel. Remova todos os resíduos, como poeira, sujeira e tinta velha. Você pode usar um pano úmido ou uma escova de cerdas macias. Se o móvel estiver muito sujo ou com manchas difíceis de remover, você pode usar um produto de limpeza específico para móveis.

 

3. Reparos

Se o móvel estiver danificado, será necessário fazer reparos. Verifique se há partes quebradas ou rachadas. Se houver, você precisará consertá-las antes de pintar ou aplicar outro acabamento.

 

4. Lixamento

Depois que o móvel estiver limpo e reparado, é hora de lixar. O lixamento é importante para remover a tinta ou acabamento antigo e preparar a superfície para o novo acabamento.

Use uma lixa de grão médio para remover a maior parte do acabamento antigo. Em seguida, use uma lixa de grão fino para alisar a superfície.

 

Pessoa vestida com avental de trabalho. Ela lixa uma porta com as duas mãos. A porta está posicionada na horizontal.

 

 

5. Pintura ou aplicação de outro acabamento

Agora é hora de escolher a cor ou o acabamento que você deseja dar ao móvel. Você pode pintar o móvel com tinta ou aplicar um acabamento de madeira, como verniz, stain ou cera.

Se você escolher pintar o móvel, aplique duas ou três camadas de tinta, deixando secar bem entre cada demão. Se você escolher aplicar um acabamento de madeira, siga as instruções do fabricante.

 

6. Montagem

Se você desmontou o móvel para fazer os reparos, agora é hora de montá-lo novamente. Siga as instruções do fabricante ou as instruções que você mesmo criou durante o planejamento. #dica: vá tirando fotos do passo a passo da desmontagem para fazer o processo reverso na montagem e separe parafusos para não perdê-los. 

 

7. Finalização

Após a montagem, é hora de finalizar a reforma. Se você pintou o móvel, pode aplicar um verniz ou uma cera para proteger o acabamento. Você também pode adicionar detalhes decorativos, como puxadores, pés ou enfeites. Como esses itens são baratos, vale a pena investir na mudança para deixar o móvel mais bonito.

 

Dicas para reforma de móveis

  • Use materiais de qualidade para que a reforma dure mais;
  • Se você não tiver experiência em reforma de móveis, use ferramentas e materiais de segurança;
  • Siga as instruções do fabricante dos materiais que você usar;
  • Faça testes em uma área pequena do móvel antes de aplicar o acabamento em toda a superfície.

 

Ah, e se vc tem algum móvel parado por aí e gostaria de fazer o descarte da forma correta, a Youse tem a assistência Sustentabilidade. Com essa assistência, você garante o descarte correto de produtos, aprende a usar melhor os recursos naturais e a economizar e, de quebra, ajuda o meio ambiente. Viu só?! Dar uma ajudinha ao mundo não custa muito.

Com um pouco de planejamento e esforço, você pode transformar um móvel velho e desgastado em uma peça única e cheia de personalidade. E para garantir que seu imóvel esteja sempre #numaboa, que tal contratar o Seguro Residencial Youse? Com ele, além da Assistência Sustentabilidade, você conta com diversas coberturas e assistências para relaxar e curtir a sua nova decoração. Acesse o site e faça a sua cotação!

Artigos mais acessados

Pra vc ficar numa boa