/

Alugue sem riscos: o guia para uma locação segura

Alugue sem riscos: o guia para uma locação segura

 

Alugar o seu cantinho é uma decisão muito importante e que envolve muitos aspectos burocráticos, tanto para os locatários quanto para os locadores. E na hora de assinar um contrato de locação, é preciso bastante atenção e cuidado para compreender os detalhes e tomar as devidas precauções, para garantir uma experiência positiva e evitar potenciais problemas no futuro, não é mesmo?

 

Leia +: Coisas que ninguém te conta quando você vai morar sozinho

Leia +: 5 estilos de decoração para se inspirar

 

Cuidados na hora de alugar um imóvel 

Ao contrário do que acontece no processo de venda, no qual a propriedade do bem é transferida, a locação envolve a transferência apenas da posse do imóvel.

Portanto, é uma negociação que envolve muita burocracia e documentações, para que sejam protegidos os interesses do proprietário do imóvel e ele não seja prejudicado, quanto ao  novo inquilino para que ele não seja pego de surpresa ao começar a viver no seu novo lar. 

E todas essas garantias estão estabelecidas na Lei do Inquilinato. É nela que você pode  encontrar os direitos e deveres de todos os envolvidos no negócio e caso surja qualquer dúvida durante as negociações, como pedidos abusivos ou falta de segurança jurídica, é sempre bom checar o que diz a Lei, beleza? 

 

Contrato 

Uma das formas de garantir a sua segurança na locação é por meio de um contrato. Nada de fazer negócio apenas confiando na palavra das pessoas, viu?! Caso contrário, se acontecer algum conflito, você poderá encontrar dificuldades na comprovação do acordo estabelecido, o que pode ser uma baita dor de cabeça.

O contrato deve conter informações cruciais, tais como o valor do aluguel, o índice de reajuste (como IGPM, IGP ou IPC), o prazo da locação e penalidades por atraso no pagamento, além de outros detalhes relevantes.

 

Garantias 

Depois que você negocia o valor do aluguel, vem a etapa de apresentação de garantias e comprovação de renda. Em caso de dúvidas, você pode consultar a imobiliária ou o próprio proprietário para esclarecer quais são os requisitos exigidos. 

A solicitação de garantias durante a contratação visa proteger o proprietário, uma vez que a renda proveniente do aluguel é uma fonte importante de receita e é crucial garantir o pagamento do aluguel e a cobertura adequada em caso de danos ao imóvel.

 

Existem três tipos de garantias: 

    • Caução: o valor não pode ultrapassar três aluguéis e deverá ser depositado em uma conta poupança. Ao final do contrato, não existindo dívidas, o inquilino recebe o valor de volta; 
    • Fiador: uma terceira pessoa se responsabiliza pelos encargos da locação. Essa pessoa deve apresentar que tem condições financeiras para arcar com qualquer problema;
    • Seguro Fiança: é o inquilino que faz um seguro junto a uma seguradora. 

 

Já a comprovação de renda é para que você demonstre para o dono do imóvel que possui condições financeiras para pagar o valor do aluguel. Essa não é uma exigência legal, mas é um cuidado a mais para ambas as partes. 

Normalmente, os documentos solicitados podem ser extratos bancários, declaração de imposto de renda, holerite ou carteira de trabalho. 

 

Vistoria

Caso você tenha interesse no imóvel, é aconselhável realizar uma vistoria pessoal e anotar todos os detalhes. É bem comum que o proprietário contrate um profissional para realizar o relatório de vistoria, e você pode acompanhar para garantir que nada ficou pra trás. 

Este é um processo importante pois, na entrega das chaves, é fundamental que o estado do imóvel corresponda integralmente ao que foi descrito no contrato inicial. Lembre-se: qualquer alteração deve ser discutida e acordada com o proprietário.

 

Rescisão de contrato 

Se por qualquer motivo você tiver que sair do imóvel antes do prazo estipulado, a Lei do Inquilinato estabelece que deve ser paga uma multa. E o valor é calculado de forma proporcional ao período de cumprimento do contrato. 

 

Alugar vai além do sonho

A locação de imóvel pode estar cheia de expectativas e sonhos de construir o seu cantinho mas, também é preciso manter os pés no chão e ficar atento para garantir a sua total segurança durante o processo. Então, fique ligado! 

E a gente sabe que ter o seu lugar, cheio de lembranças para criar, é incrível. Por isso que a gente tá aqui pra dar aquela força e cuidar da sua casa, com coberturas especiais, pra você viver numa boa.

 

Artigos mais acessados

Pra vc ficar numa boa