/

Mitos e verdades sobre radares

Mitos e verdades sobre radares

 

Os radares de trânsito são equipamentos eletrônicos utilizados para medir a velocidade dos veículos. Eles são ferramentas importantes para a segurança no trânsito, ajudando a reduzir a velocidade excessiva, que é um dos principais fatores de risco de acidentes.

No entanto, existem muitos mitos e verdades que circulam pela internet e até mesmo entre os próprios motoristas. É importante estar bem informado pra saber como se comportar corretamente no trânsito. Bora ver os 7 mitos e verdades mais comuns sobre radares?

 

1) O radar tem alcance de vários quilômetros?

Mito – É mito que o radar tem alcance de vários quilômetros após o equipamento. O alcance do radar depende do tipo de equipamento utilizado. Os radares fixos, por exemplo, geralmente têm um alcance de até 500 metros. Os radares móveis, por outro lado, podem ter um alcance de até 1.000 metros.

 

2) É verdade que o radar consegue ver débitos de multas a pagar?

Mito – O radar só é capaz de medir a velocidade do veículo, ele não tem a capacidade de verificar se o motorista tem multas a pagar, mas já está em desenvolvimento um sistema integrado, no Espírito Santo,  chamado de “Cerco Inteligente”, que analisa imagens com o intuito de combater crimes de trânsito, ambientais, fiscais e de segurança pública.

 

3) O radar consegue identificar a placa do veículo?

Verdade – Alguns radares podem ser equipados com câmeras que permitem identificar a placa do veículo. No entanto, esses equipamentos não são capazes de verificar se o veículo é furtado ou roubado.

 

4) O radar dá multa por usar o celular?

Mito – É mito que o radar nota se o motorista está ao celular Os radares só são capazes de medir a velocidade do veículo. Eles não têm a capacidade de verificar se o motorista está cometendo outras infrações, como falar ao celular ou não usar cinto de segurança. Contudo, agentes de trânsito, nos centros de comando, monitoram as câmeras e podem multar motoristas que sejam flagrados no celular.

 

5) Radar tem tolerância?

Verdade – Sim, a tolerância do radar é definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Atualmente, a tolerância é de 7 km/h para velocidades até 100 km/h, e de 3 km/h para velocidades acima de 100 km/h.

 

6)  Só pode ter radar em local sinalizado?

Mito – É mito que o radar só pode ser utilizado em locais devidamente sinalizados. O radar pode ser utilizado em qualquer local, desde que devidamente autorizado pelos órgãos competentes. Porém, é comum que os radares sejam instalados em locais sinalizados para que os motoristas sejam avisados da presença do equipamento.

 

7. O radar pode ser adulterado para gerar mais multas?

Mito – É possível adulterar os radares, mas essa prática é ilegal e pode resultar em punições para os responsáveis.

Agora que você já sabe como os radares funcionam, fique sempre de olho para não tomar multa à toa e poupe o seu dinheirinho. Afinal, sabemos que os radares são fundamentais para manter a segurança no trânsito, mas o que vai te manter realmente seguro é o Seguro Auto da Youse. Com ele, além de ter tudo na palma da mão, você pode escolher as coberturas e assistências que cabem perfeitamente no seu bolso.

Artigos mais acessados

Pra vc ficar numa boa