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Tudo sobre a análise do processo de sinistro

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Autor deste artigo Viviane Pontes Service Specialist

Dúvidas sobre sinistro
Tudo que você precisa saber sobre a análise do seu processo: prazos, itens avaliados, acompanhamento do status etc.

Dúvidas frequentes sobre a análise do sinistro

Sobre a análise do sinistro

  • O que é levado em conta na análise do meu acionamento?

    Quando você aciona uma cobertura, a gente avalia alguns documentos e também a vistoria do veículo para aprovar ou não o seu pedido.

    Com base na vistoria, por exemplo, a gente tem o orçamento do conserto do veículo e descobrimos se deu Perda Total (quando o valor para consertar o carro passa de 75% do valor da tabela FIPE) ou se precisa de reparos. Daí, a gente vê se você contratou a cobertura necessária para o seu caso.

  • Como posso acompanhar o status do meu sinistro?

    A gente te avisa tudo por e-mail, SMS e também pelo aplicativo. Mas se você ficar com alguma dúvida, pode falar com nosso Time de Ajuda pelo telefone 0800 730 9901.

Prazos

  • Quanto tempo leva para analisar o meu sinistro?

    A gente só consegue analisar o seu processo de sinistro quando temos todos os documentos necessários e depois que a vistoria é feita. Quando estas duas etapas estiverem certinhas, te damos um retorno em até 5 dias úteis.

    Pode acontecer de precisarmos de documentos extras ou de uma análise mais detalhada antes da conclusão final do sinistro. Nesse caso, a gente te avisa e pedimos os novos itens necessários, ok?

  • Quanto tempo leva para concluir todo o processo e pagar a indenização?

    O prazo para pagamento da indenização e conclusão do processo é de 30 dias, contando a partir do momento que a gente receber toda a documentação necessária.

    Por isso, é importante que você mande os documentos pra gente o mais rápido possível, pois não podemos analisar o sinistro sem a documentação.

  • Se eu entregar todos os documentos e vocês me pedirem mais, o prazo para pagamento da indenização aumenta?

    Sim! Se a gente analisar a documentação inicial e precisarmos pedir novos documentos, o prazo para pagamento da indenização só vai começar a contar depois que você mandar os novos itens pra gente.

  • Qual é o prazo para eu entregar os documentos?

    A partir do momento que você aciona o sinistro, você tem até 90 dias para enviar a documentação pra gente. Se depois desse prazo não recebermos os documentos, o sinistro é encerrado.

    Nós enviamos vários avisos lembrando dos documentos, assim você não perde o prazo :)

    Mas se o seu sinistro for encerrado por falta de documentos, você pode falar com o nosso Time de Ajuda e pedir a reabertura.

Meu sinistro foi aprovado. E agora?

  • Em caso de indenização integral:

    Se o seu carro foi roubado e não foi encontrado, ou se ele foi batido ou pegou fogo e o sinistro foi aprovado como indenização integral, nosso despachante entrará em contato com você para pedir a documentação do carro. Depois que os documentos estiverem no nome da seguradora, a gente agenda o pagamento da indenização em até 30 dias.

    Lembrando que o prazo de 30 dias começa a contar a partir do dia que recebemos toda a sua documentação, ok?

  • Em caso de danos parciais:

    Se o seu carro precisa de um conserto e o sinistro foi aprovado, a gente avisa a oficina onde a vistoria foi feita e eles já dão início aos reparos. Os prazos de reparo podem variar, dependendo dos danos no carro e da oficina escolhida.

    Vale lembrar que, quando você for buscar o veículo, você deverá pagar o valor da franquia diretamente à oficina.

    Fique ligado: só tem direito a esse tipo de serviço quem contratou a cobertura "Vale para qualquer batida".

Não aprovação

  • O meu sinistro pode ser negado?

    Existem alguns casos em que o sinistro é reprovado. Isso pode acontecer por alguns motivos como inconsistência nos documentos apresentados ou até mesmo por falta de cobertura.

    Por exemplo: se você contratou apenas a cobertura de batida com perda total do Seguro Auto e o seu carro foi batido, mas não deu perda total, a gente não pode autorizar o conserto do carro por nossa conta, porque você não contratou a cobertura para qualquer batida, entendeu?

    Se você teve um sinistro negado, você pode pedir uma nova análise do processo ao nosso Time de Ajuda.

  • O que significa restrição técnica?

    Restrição técnica é quando não podemos aprovar um seguro porque algum dado do segurado não está de acordo com algumas exigências da seguradora. Se a mensagem de restrição técnica chegar até você, entre em contato com nosso Time de Ajuda para entender melhor os motivos e ver o que é possível fazer.

  • Tive o sinistro negado porque o valor do conserto ficou abaixo da franquia. O que isso quer dizer?

    Quando você contrata seu Seguro Auto, você mesmo define o valor da franquia para algumas coberturas. Essa franquia é o valor que todo segurado precisa pagar diretamente à oficina, para contribuir com o prejuízo de um acidente.

    O que acontece é que, se o valor do conserto do seu carro for menor que o da franquia, não compensa financeiramente você utilizar o seguro, porque vai acabar pagando a franquia toda. Nesse caso, é melhor você mesmo pagar a oficina.

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