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Saiba tudo sobre colisões

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Autor deste artigo Viviane Pontes Service Specialist

Sinistro
Pra você que tenha batido o carro, seja sozinho ou em alguém, ou alguém bateu em você. Aqui você tira todas as suas dúvidas sobre o processo todos, entende melhor as ocasiões, franquia e prazos de execução e pagamento.

Perguntas frequentes sobre sinistro de colisão

Indenização

  • Quando eu vou receber o dinheiro do seguro?

    O prazo máximo que temos para pagar a indenização que você tem direito é de 30 dias. Mas fique ligado: esse prazo só começa a contar depois que você enviar pra gente todos os documentos que precisamos para fazer a análise do seu seguro auto. Se precisar de algum documento adicional, esse período é interrompido até você enviar tudo que a gente precisa e o prazo volta a contar a partir da chegada dos novos documentos, ok?

    Depois da realização da vistoria e do envio dos documentos solicitados, damos a resposta do acionamento em até 5 dias úteis.

    Se o valor para arrumar a batida não atingiu 75% da FIPE mas vc tem a cobertura "Vale para qualquer batida" autorizamos a oficina a consertar seu carro.

    Mas, se os danos foram muito grandes, vamos acionar um despachante que vai solicitar todos os documentos necessários para transferir o seu carro para Youse e 12 dias úteis depois realizamos o pagamento.

Franquia

  • Para quem eu pago minha franquia?

    A franquia deverá ser paga diretamente para oficina. Qualquer valor além da franquia vai ser pago pela Youse.

  • Se o prejuízo causado no meu carro ficar abaixo do valor da franquia, o que eu faço?

    Nesse caso, não compensa acionar o seguro. A franquia é o valor de participação do segurado no prejuízo de um acidente.

    Vamos supor que a conta do conserto do seu carro fique abaixo do valor da franquia, você vai acabar pagando pelo conserto sozinho, porque a seguradora não vai indenizar nenhum valor pra você.

    Só compensa acionar o seguro nos casos em que os prejuízos fiquem acima do valor da franquia.

    Aí, sim, a seguradora paga qualquer valor que ultrapassar a franquia, dentro do limite máximo definido na hora de contratar seu seguro auto, é claro.

Batidas envolvendo terceiros

  • Não tenho certeza se o acidente não foi minha culpa, posso dar atendimento ao terceiro?

    Primeiro vc tem que ter contratado a cobertura de Danos Materiais a Terceiros, é ela que garante o atendimento à outra pessoa. Independente de vc ter culpa, vamos analisar o caso e se ficar comprovado que não foi culpa do nosso segurado, a Youse tem o direito de não indenizar o terceiro. Mas fica tranquilo que a gente cuida de tudo pra vc ;)

  • Bati e tenho que pagar os prejuízos de outro carro também. Ele pode escolher a oficina que vai fazer o conserto?

    Sim! Na Youse, você escolhe a oficina, seja para o segurado ou para outras pessoas envolvidas no acidente.

    O ideal é todo mundo ir para uma das oficinas que indicamos, já que garantimos a qualidade dos serviços e rola uma parceria legal nos preços, com vantagens e benefícios adicionais, mas você é livre pra escolher o que quiser, como e onde quiser ;)

  • Bati em outro carro, mas não quero consertar o meu agora. Posso usar o seguro só para a outra pessoa envolvida?

    Se você incluiu em seu seguro auto a Cobertura de Danos Materiais a Terceiros, o outro carro pode ser atendido, sim, mesmo que você não conserte o seu.

    Você precisa avisar a seguradora sobre esse outro carro envolvido no acidente. E sabe o que é mais legal? Não há franquia nesse caso, ou seja, você não precisa pagar nada do próprio bolso pra consertar o outro carro. É só deixar tudo com a gente ;)

  • O que eu faço se eu bater no carro de alguém?

    Ops, mantenha a calma. Para que possamos consertar qualquer dano causado no carro de outra pessoa, você precisa ter em seu seguro a cobertura de Danos Materiais a Terceiros.

    Se tiver esta cobertura, conta pro nosso Time de Ajuda o que aconteceu, passe os dados do outro carro e do motorista envolvido que a gente segue com o assunto pra você.

Vistoria

  • Preciso reagendar minha vistoria. Como eu faço isso?

    Para reagendar a sua vistoria, vc precisa entrar em contato com o nosso Time de Ajuda. É só entrar no chat do app ou ligar no 0800...

  • Quando a Youse consegue fazer a vistoria do meu carro?

    A data para realização da vistoria vc que escolhe ;) Conseguimos agendar a vistoria para o próximo dia útil se vc solicitar até as 15h. Depois desse horário, precisamos de 2 dias úteis.

  • Se a vistoria indicar que os danos no veículo são grandes e que a resposta é Indenização Integral, como devo proceder?

    Quando identificarmos indenização integral após análise, vamos te avisar e acionar o nosso despachante para entrar em contato com vc, em até 2 dias úteis e encaminhar a relação de documentos para o processo de pagamento.

    Aí é só enviar pra gente que, em até 12 dias úteis vc vai receber o valor que tiver direito.

  • Após conclusão da vistoria, qual o prazo para autorização de reparos?

    Se vc já entregou todos os documentos e não é necessária a análise de documentos complementares, a autorização de reparos é feita em até 3 dias úteis.

Prazos

  • Meu processo está em análise detalhada, o que é isso e quanto tempo demora?

    Análise detalhada é quando nossa equipe de análise de sinistro precisa de mais informações sobre o acidente. O prazo de análise detalhada é de até 10 dias úteis. Mas fica tranquilo que vc vamos entrar em contato com vc assim que tivermos mais detalhes ;)

  • O despachante ainda não entrou em contato, por que?

    Quando vc recebe a resposta da Indenização Total, o despachante deve entrar em contato com vc em até 2 dias úteis para solicitar os documentos.

Coberturas e assistências

  • O que acontece se eu tiver apenas danos nos vidros, faróis, lanternas ou retrovisores?

    Se vc tiver contratado a assistência para "Vidros" ou "Faróis, lanternas e retrovisores" é só acioná-la pelo app que vamos te ajudar com o conserto.

  • Quando eu posso usar um carro reserva?

    O carro reserva pode ser usado quando você tiver algum acidente com o seu carro, seja batida, alagamento, incêndio ou roubo.

    Mesmo que você tenha em seu seguro auto apenas a Cobertura de Indenização Integral, se sofrer qualquer acidente, mesmo que pequeno, que tirou seu carro das ruas para o conserto, você pode pedir um carro reserva.

    Isso sim é custo-benefício que vale, não? Só não se esqueça de incluir essa assistência em seu seguro auto.

Oficinas

  • Bati meu carro e acionei as coberturas do seguro. Posso dar um pulo em uma oficina da minha confiança?

    Na Youse, você define o que é melhor pra você, isso inclui a escolha da oficina onde prefere consertar seu carro também!

    Se você contratou a cobertura de danos parciais, você paga o valor da franquia e a gente completa a diferença pra você até atingir o custo do conserto total.

    Se os prejuízos forem superiores a 75% do valor da Tabela Fipe, a gente paga o valor do seu carro.

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  • E se eu esqueci alguma coisa no meu veículo?

    Importante! Depois da resposta que é indenização total, vc tem um prazo de 3 dias úteis para a retirada de pertences e acessórios não originais do veículo antes que a Youse leve o veículo.

Sobre seu veículo e documentos

  • O que é baixa do Gravame?

    Se seu carro for financiado e vc for receber a indenização total, a financeira precisa fazer a baixa do Gravame, ou seja, retirar do sistema do Detran a restrição financeira do veículo. Isso porque os financiamentos impedem a transferência do carro para outro proprietário (no caso sinistro indenizado, para seguradora, por exemplo).

    Normalmente, as financeiras costumam baixar o Gravame em até 5 dias úteis depois de receberem o pagamento e a Youse depende disso para dar continuidade ao processo.

  • Perdi o DUT (Documento Único de Transferência) ou CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento Veicular), o que faço?

    Todo os documentos que foram roubados precisam constar no BO.

    Com relação ao DUT, o despachante vai te orientar a realizar um documento chamado "Procuração de Fé Pública". É um documento que o cartório disponibiliza, com modelo próprio, sendo necessário preencher e reconhecer firma por autenticidade.

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