Seguro Auto

Entenda tudo sobre roubo e furto

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Autor deste artigo Viviane Pontes Service Specialist

Sinistro

A cobertura de roubo e furto do Seguro Auto garante a indenização de 100% do valor da tabela FIPE. Se você precisar acionar, aqui você confere todos os detalhes.

Dúvidas sobre a cobertura de roubo e furto no Seguro Auto Youse

Roubo x Furto

  • Qual a diferença entre roubo e furto?

    Roubo é quando alguém usa ameaça ou violência para levar seu carro. É o assalto.

    Já o Furto, é quando alguém leva seu veículo sem ameaça ou violência. Por exemplo: você deixou seu carro estacionado e quando voltou não o encontrou mais.

    Em qualquer um destes casos, o Seguro Auto Youse tá aqui pra te ajudar. Se você contratou a cobertura de Roubo e precisa usar, tire suas dúvidas aqui.

Seu carro foi roubado? Veja o que fazer.

  • Como acionar a cobertura de roubo e furto

    Se alguém roubar ou furtar seu carro, a primeira coisa que você precisa fazer é acionar a polícia e fazer um Boletim de Ocorrência.

    Depois disso, avise a gente o mais rápido possível. Vc pode fazer isso pelo nosso aplicativo ou pelo telefone 0800 730 9901. Você também pode usar o chat ou nossas redes sociais pra falar com nosso Time de Ajuda.

    Assim que você avisar a gente, você receberá um protocolo e um número de sinistro para acompanhar todo o processo. Você também será informado sobre os próximos passos, documentos que precisa enviar etc.

    Fique ligado: faça o Boletim de Ocorrência e avise a gente o quanto antes, pois vamos acionar nossos parceiros para tentar encontrar seu carro.

Documentos necessários

  • Vc pode enviar os documentos pelo nosso aplicativo ou para o e-mail sinistro@youse.com.br

    Alguns documentos são obrigatórios e outros não. Você pode optar por enviar todos os documentos para facilitar a análise e agilizar o processo.

    • CNH (carteira de motorista do condutor) - obrigatório;
    • CRLV (documento do carro) - obrigatório;
    • Comprovante de residência do segurado - obrigatório;
    • Boletim de Ocorrência - obrigatório.

    Fique ligado: quando falar com a gente pra acionar o seguro, você precisa deixar claro se deseja abrir o sinistro somente para o terceiro ou se você também quer consertar o seu carro.

Prazos

  • Após enviar documentação e fazer a vistoria:

    A gente tem 3 dias úteis para dar um retorno sobre o sinistro.

  • Em caso de necessidade de análise detalhada:

    Depois que a gente avisar sobre a necessidade de análise detalhada, temos até 10 dias úteis para dar um retorno sobre o sinistro.

  • Prazo de acionamento do despachante:

    Depois que você receber o aviso de indenização integral, o despachante tem até 2 dias úteis para entrar em contato com você.

  • Prazo de pagamento:

    Depois que você entregar os documentos para o despachante, a gente tem 12 dias úteis para pagar a indenização pra você e/ou pra financeira.

  • Prazo máximo de indenização do Seguro Auto:

    Independente da indenização parcial ou integral, o prazo máximo para pagamento da indenização é de 30 dias. Mas fique ligado: esse prazo só começa a contar depois que a gente receber todos os documentos necessários.

Perguntas frequentes

  • Quando eu tenho direito a receber a indenização da cobertura de roubo e furto?

    Se o seu carro for roubado ou furtado e não for encontrado em até 30 dias, a gente paga a indenização integral. Se depois dos 30 dias o carro for encontrado, você pode ficar numa boa, que a gente fica com ele e você continua com a indenização.

  • Acharam meu carro. O que eu faço?

    É importante que você avise a gente o quanto antes.
    Se a análise do seu processo já tiver terminado e você já tiver recebido a indenização, vamos recuperar o veículo e ele ficará com a gente, mas você não precisará fazer mais nada.

    Agora, se a análise ainda não tiver terminado e o carro tiver sofrido algum dano, vamos prosseguir com o processo de colisão e, se for o caso, consertar as batidas ou pagar o valor total. Mesmo que encontrem seu carro e ele esteja em perfeitas condições, é fundamental que vc avise a gente.

  • Meu carro foi encontrado batido. E agora?

    Antes de qualquer coisa, avise a gente que encontraram o seu carro. Mas pode ficar numa boa, que se você já tiver recebido a indenização, nós vamos recuperar o veículo, mas vc não precisará fazer mais nada.

    Agora, se a análise ainda não tiver terminado e o carro tiver sofrido algum dano, vamos prosseguir com o processo de colisão e, se for o caso, consertar as batidas ou pagar o valor total.

  • Perdi ou roubaram o DUT (Documento Único de Transferência) ou o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento Veicular) com o carro. O que faço?

    Todo os documentos que foram roubados precisam constar no Boletim de Ocorrência.

    Com relação ao DUT, o despachante vai te orientar para tirar uma "Procuração de Fé Pública", que é um documento que o cartório disponibiliza, com modelo próprio, sendo necessário preencher e reconhecer firma por autenticidade.

  • O que é baixa do Gravame?

    Se seu carro for financiado e você for receber a indenização total, a financeira precisa fazer a baixa do Gravame, ou seja, retirar do sistema do Detran a restrição financeira do veículo.

    Isso porque os financiamentos impedem a transferência do carro para outro proprietário. Normalmente, as financeiras costumam baixar o Gravame em até 5 dias úteis depois de receberem o pagamento e a gente depende disso para continuar o processo.

  • O despachante ainda não entrou em contato. Por quê?

    Quando você recebe a resposta de que seu sinistro resultou em Indenização Integral, o despachante deve entrar em contato com você em até 2 dias úteis para pedir os documentos.

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