Central de ajuda

Entenda Roubos e Furtos

imagem ilustrativa referente à

Autor deste artigo Viviane Pontes Service Specialist

Sinistro
Pra você que tenha batido o carro, seja sozinho ou em alguém, ou alguém bateu em você. Aqui você tira todas as suas dúvidas sobre o processo todos, entende melhor as ocasiões, franquia e prazos de execução e pagamento.

Perguntas frequentes sobre sinistro de Roubo e Furto

Roubo x Furto

  • O que é roubo?

    É quando alguém usa ameaça ou violência para levar seu carro. É o assalto.

  • O que é furto?

    É quando alguém leva seu veículo sem ameaça ou violência.
    Por exemplo: você deixou seu carro estacionado e quando voltou não o encontrou mais.

  • Roubaram meu carro. E agora?

    Primeiro de tudo, você deve avisar a polícia e fazer um Boletim de Ocorrência (B.O) - um documento obrigatório para acionar essa cobertura. Número da polícia, BO Online.

    Se você tem rastreador instalado, precisamos que vc nos avise o quanto antes para entrarmos em contato com nossos parceiros e tentar recuperar seu carro. Vc pode fazer isso sozinho pelo app ou falando com nosso Time de Ajuda pelo telefone, chat ou redes sociais.

    Aí vamos pedir alguns outros documentos para vc e damos prosseguimento na análise.

Prazos

  • Realizei o comunicado do sinistro (roubo/furto), qual o prazo para análise?

    O processo de regulação do roubo ou furto inicia-se com a análise dos documentos solicitados pela Youse. Depois de recebermos todos eles, vamos te dar uma resposta em até 3 dias úteis. A partir daí, um despachante vai entrar em contato com vc e, quando terminarem os procedimentos, fazemos o pagamento em até 12 dias úteis.

  • O despachante ainda não entrou em contato, por que?

    Quando vc recebe a resposta da Indenização Total, o despachante deve entrar em contato com vc em até 2 dias úteis para solicitar os documentos.

Encontraram o meu carro

  • Acharam meu carro, o que eu faço?

    É importante que vc avise para gente o quanto antes! Se nós já tivermos terminado a análise do seu processo e a indenização já tiver ocorrido, vamos apenas acionar o despachante para entrar em contato com vc e agilizar a transferência do veículo para a Youse e recolhê-lo. Mas se o processo de análise ainda não tiver terminado e o carro tiver sofrido algum dano, vamos prosseguir com o processo de colisão e, se for o caso, consertar as batidas ou pagar o valor total.

    Mesmo que encontrem seu carro e ele esteja em perfeitas condições, é fundamental que vc avise a gente!

  • Meu carro foi encontrado batido?

    Antes de qualquer coisa, precisamos que vc nos avise que encontraram o seu carro! Mas vc não precisa se preocupar. Se já tivermos pago o valor, vamos apenas acionar o despachante para entrar em contato com vc e agilizar a transferência do veículo para a Youse e recolhê-lo. Mas se o processo de análise ainda não tiver terminado e o carro tiver sofrido algum dano, vamos prosseguir com o processo de colisão e, se for o caso, consertar as batidas ou pagar o valor total.

  • Bati em outro carro, mas não quero consertar o meu agora. Posso usar o seguro só para a outra pessoa envolvida?

    Se você incluiu em seu seguro auto a Cobertura de Danos Materiais a Terceiros, o outro carro pode ser atendido, sim, mesmo que você não conserte o seu.

    Você precisa avisar a seguradora sobre esse outro carro envolvido no acidente. E sabe o que é mais legal? Não há franquia nesse caso, ou seja, você não precisa pagar nada do próprio bolso pra consertar o outro carro. É só deixar tudo com a gente ;)

  • O que eu faço se eu bater no carro de alguém?

    Ops, mantenha a calma. Para que possamos consertar qualquer dano causado no carro de outra pessoa, você precisa ter em seu seguro a cobertura de Danos Materiais a Terceiros.

    Se tiver esta cobertura, conta pro nosso Time de Ajuda o que aconteceu, passe os dados do outro carro e do motorista envolvido que a gente segue com o assunto pra você.

Sobre seu veículo e documentos

  • Perdi ou roubaram o DUT (Documento Único de Transferência)/CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento Veicular) junto com o carro, o que faço?

    Todo os documentos que foram roubados precisam constar no BO. Com relação ao Dut, o despachante enviará a relação de documentos, a qual constará a orientação para realizar um documento chamado "Procuração de Fé Pública". É um documento que o cartório disponibiliza, com modelo próprio, sendo necessário preencher e reconhecer firma por autenticidade.

  • O que é baixa do Gravame?

    Se seu carro for financiado e vc for receber a indenização total, a financeira precisa fazer a baixa do Gravame, ou se retirar do sistema do Detran a restrição financeira do veículo. Isso porque os financiamentos impedem a transferência do carro para outro proprietário (no caso sinistro indenizado, para seguradora, por exemplo).

    Normalmente, as financeiras costumam baixar o Gravame em até 5 dias úteis depois de receber o pagamento e a Youse depende disso para dar continuidade ao processo.

  • Perdi o DUT (Documento Único de Transferência) ou CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento Veicular), o que faço?

    Todos os documentos que foram roubados precisam constar no BO.

    Com relação ao DUT, o despachante vai te orientar a realizar um documento chamado "Procuração de Fé Pública". É um documento que o cartório disponibiliza, com modelo próprio, sendo necessário preencher e reconhecer firma por autenticidade.

x
icone do app Youse

Youse - Seguro tipo vc

No app é tudo mais fácil

*****