Seguro Auto

Colisão: tudo que você precisa saber sobre a cobertura

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Autor deste artigo Viviane Pontes Service Specialist

Sinistro

Separamos as principais dúvidas sobre a cobertura de colisão. Assim, se rolar uma batida com o seu carro e você precisar acionar o seguro, já sabe onde se informar.

Dúvidas sobre colisão no Seguro Auto Youse

Como acionar

  • Cobertura Batida com Perda Total ou Vale para qualquer batida

    Se rolar uma batida ou algum acidente com o seu veículo e ele não tiver condições de andar, acione um guincho pra gente levar seu carro para o local que você quiser, desde que esteja dentro do plano que você contratou. Se preferir, te indicamos uma oficina.

    Em seguida, você precisa avisar a gente o mais rápido possível e contar tudo o que aconteceu. Vc pode fazer isso pelo nosso aplicativo ou pelo telefone 0800 730 9901.

    Assim que você avisar a gente, você receberá um protocolo e um número de sinistro para acompanhar todo o processo. Você também será informado sobre os próximos passos, documentos que precisa enviar etc.

Documentos necessários

  • Vc pode enviar os documentos pelo nosso aplicativo ou para o e-mail sinistro@youse.com.br

    Alguns documentos são obrigatórios e outros não. Você pode optar por enviar todos os documentos para facilitar a análise e agilizar o processo.

    • CNH (carteira de motorista do condutor) - obrigatório;
    • CRLV (documento do carro) - obrigatório;
    • Comprovante de residência do segurado - obrigatório;
    • Boletim de Ocorrência - obrigatório quando houver vítimas;
    • Fotos do veículo.

    Fique ligado: quando falar com a gente pra acionar o seguro, você precisa deixar claro se deseja abrir o sinistro somente para o terceiro ou se você também quer consertar o seu carro.

Prazos

  • Após enviar documentação e fazer a vistoria:

    A gente tem 5 dias úteis para dar um retorno sobre o sinistro.

  • Em caso de necessidade de análise detalhada:

    Depois que a gente avisar sobre a necessidade de análise detalhada, temos até 10 dias úteis para dar um retorno sobre o sinistro.

  • Autorização de reparos:

    Depois da autorização dos reparos, o prazo do conserto depende da oficina escolhida.

  • Indenização Integral:

    Se o seu sinistro resultar em indenização integral, o carro passa a ser nosso. Nesse caso, fique ligado nestes prazos:

    • Prazo de remoção do pátio: depois de receber o aviso de indenização integral, você tem 3 dias para tirar todos os acessórios não originais e os seus pertences do carro;
    • Prazo de acionamento do despachante: depois que você receber o aviso de indenização integral, o despachante tem até 2 dias úteis para entrar em contato com você;
    • Prazo de pagamento: depois que você entregar os documentos para o despachante, a gente tem 12 dias úteis para pagar a indenização pra você e/ou pra financeira.
  • Prazo máximo de indenização do Seguro Auto:

    Independente da indenização parcial ou integral, o prazo máximo para pagamento da indenização é de 30 dias.

    Mas fique ligado: esse prazo só começa a contar depois que a gente receber todos os documentos necessários.

Perguntas frequentes

  • Quando eu vou receber o dinheiro do seguro?

    O prazo máximo que a gente tem pra pagar a indenização que você tem direito é de 30 dias, contando a partir do dia que a gente receber todos os documentos necessários.

    Se precisar de algum documento adicional, esse período é interrompido até você enviar tudo que a gente precisa e o prazo volta a contar a partir da chegada dos novos documentos, ok?

  • Para quem eu pago minha franquia?

    Você deve pagar a franquia direto para a oficina, quando for buscar o carro consertado. O valor que ultrapassar a franquia fica por nossa conta.

  • Se o valor pra consertar meu carro ficar abaixo do valor da franquia, o que eu faço?

    Nesse caso, não compensa acionar o seguro. A franquia é o valor de participação do segurado no prejuízo de um acidente. Vamos supor que a conta do conserto do seu carro fique abaixo do valor da franquia, você vai acabar pagando pelo conserto sozinho, porque a seguradora não vai indenizar nenhum valor pra você.

    Só compensa acionar o seguro nos casos em que os prejuízos fiquem acima do valor da franquia Aí, sim, a seguradora paga qualquer valor que ultrapassar a franquia, dentro do limite máximo definido na hora de contratar seu seguro auto, é claro.

  • Preciso reagendar minha vistoria. Como eu faço isso?

    Para reagendar a sua vistoria, você precisa falar com o nosso Time de Ajuda. É só entrar no chat do aplicativo ou ligar no 0800 730 9901.

  • Meu processo está em análise detalhada. O que é isso e quanto tempo demora?

    Análise detalhada é quando nossa equipe de análise de sinistro precisa de mais documentos ou informações sobre o acidente. O prazo de análise detalhada é de até 10 dias úteis. Mas pode ficar numa boa, que vamos falar com vc assim que tivermos mais alguma atualização ;)

  • Não tenho certeza se o acidente não foi minha culpa. Posso dar atendimento ao terceiro?

    Primeiro, vc precisa ter contratado a cobertura de Danos Materiais a Terceiros, pois é ela que garante o atendimento à outra pessoa. Independente de você ter culpa, vamos analisar o caso e se ficar comprovado que não foi culpa do nosso segurado, temos o direito de não indenizar o terceiro. Mas pode ficar numa boa, que a gente cuida de tudo pra vc ;)

  • Posso levar meu carro em uma oficina de minha confiança?

    Aqui na Youse, você define o que é melhor pra você, isso inclui a escolha da oficina onde prefere consertar seu carro também! Se você contratou a cobertura de danos parciais (vale pra qualquer batida), você paga o valor da franquia e a gente completa a diferença pra você até atingir o custo do conserto total.

    Se o problema que teve significar PT no carrão e seu seguro cobrir, a gente paga o valor do seu carro se os prejuízos forem superiores a 75% do valor da Tabela Fipe. Fala aí: melhor um seguro automóvel assim do que aqueles que te obrigam a fazer alguma coisa que não você quer, né! :)

  • Bati e tenho que pagar os prejuízos de outro carro também. Ele pode escolher a oficina que vai fazer o conserto?

    Sim! Aqui na Youse, você escolhe a oficina, seja para o segurado ou para outras pessoas envolvidas no acidente.

    O ideal é todo mundo ir para uma das oficinas que indicamos, já que garantimos a qualidade dos serviços e rola uma parceria legal nos preços, com vantagens e benefícios adicionais, mas você é livre pra escolher o que quiser, como e onde quiser ;)

  • Bati em outro carro, mas não quero consertar o meu agora. Posso usar o seguro só para a outra pessoa envolvida?

    Pode sim! Se você bateu no carro de outra pessoa e tiver a cobertura Danos Materiais a Terceiros, dá pra acionar o seu seguro e consertar o carro da pessoa normalmente, sem consertar o seu agora.

  • O que eu faço se eu bater no carro de alguém?

    Ops, mantenha a calma. Para que possamos consertar qualquer dano causado no carro de outra pessoa, você precisa ter em seu seguro a cobertura de Danos Materiais a Terceiros.

    Se tiver esta cobertura e você for o culpado do acidente, acione a cobertura Danos Materiais a Terceiros pelo aplicativo, que vamos te orientar sobre os próximos passos.

  • Quando eu posso usar um carro reserva?

    Você pode usar o carro reserva se ficar sem seu carro porque precisou acionar alguma cobertura do seu Seguro Auto (alagamento, colisão, incêndio, roubo ou furto), desde que cumpra as condições exigidas pela locadora credenciada.

    Em caso de acionamento, a gente faz o contato com a locadora credenciada e te avisa onde pegar o carro. A locação seguirá o modelo e o período máximo que você escolheu quando contratou o seguro.

    Fique ligado: para ter direito ao carro reserva, o segurado ou o condutor precisam ter mais de 21 anos de idade e um cartão de crédito com limite superior a R$ 1.000,00 (essa é uma exigência da locadora pro caso de acontecer alguma coisa com o carro alugado). Se no seu seguro auto tiver apenas a cobertura "Vale para perda total", você pode usar o carro reserva somente quando for confirmado que foi uma indenização integral. Mas se vc tem a cobertura "Vale para qualquer batida", você pode pedir um carro reserva se sofrer qualquer acidente, mesmo que pequeno, um alagamento ou incêndio, que tirou seu carro das ruas para o conserto. Pra isso, você tem que acionar a cobertura. Isso sim é custo-benefício que vale, não? Só não se esqueça de incluir essa assistência em seu seguro auto. Leia o Manual de Assistências para consultar todas as condições.

  • E se eu esqueci alguma coisa no meu veículo?

    Depois que você for avisado sobre o resultado de indenização integral, você tem 3 dias úteis para a retirar seus pertences e acessórios não originais do veículo. Depois desse prazo, não tem como retirar mais.

  • O que é baixa do Gravame?

    Se seu carro for financiado e você for receber a indenização total, a financeira precisa fazer a baixa do Gravame, ou seja, retirar do sistema do Detran a restrição financeira do veículo.

    Isso porque os financiamentos impedem a transferência do carro para outro proprietário. Normalmente, as financeiras costumam baixar o Gravame em até 5 dias úteis depois de receberem o pagamento e a gente depende disso para continuar o processo.

  • O despachante ainda não entrou em contato. Por quê?

    Quando você recebe a resposta de que seu sinistro resultou em Indenização Integral, o despachante deve entrar em contato com você em até 2 dias úteis para pedir os documentos.

  • Perdi o DUT (Documento Único de Transferência) ou o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento Veicular). O que eu faço?

    Todo os documentos que foram roubados precisam constar no Boletim de Ocorrência. Com relação ao DUT, o despachante vai te orientar a fazer um documento chamado "Procuração de Fé Pública". É um documento que o cartório disponibiliza, com modelo próprio, sendo necessário preencher e reconhecer firma por autenticidade.

  • Quando posso agendar a vistoria do meu carro?

    Você escolhe a data da vistoria ;) Conseguimos agendar a vistoria para o próximo dia útil, se você pedir até as 15h. Depois desse horário, precisamos de 2 dias úteis.

  • O que acontece se eu tiver apenas danos nos vidros, faróis, lanternas ou retrovisores?

    Se vc tiver contratado a assistência para "Vidros" ou "Faróis, lanternas e retrovisores", é só acionar pelo aplicativo, que vamos te ajudar com o conserto.

  • Se a vistoria indicar que os danos no veículo são grandes e que a resposta é Indenização Integral, o que devo fazer?

    Quando a gente te avisar sobre o resultado da indenização integral, em até 2 dias úteis nosso despachante entrará em contato com você para pedir os documentos para o processo de pagamento.

    Aí é só enviar pra gente que, em até 12 dias úteis, faremos o pagamento da indenização.

  • Meu carro deu PT. Preciso fazer um novo seguro auto depois que eu receber a indenização?

    Depois que você recebe uma indenização integral, no caso de PT, por exemplo, seu seguro é automaticamente cancelado e você recebe a grana pra usar como quiser. Se resolver comprar um novo carro, não vai deixar o seguro auto de lado, hein? Melhor garantir que fique tudo bem, contratando outro seguro pro novo carrão.

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