Separamos as principais dúvidas sobre a cobertura de colisão. Assim, se rolar uma batida com o seu carro e você precisar acionar o seguro, já sabe onde se informar.
Se rolar uma batida ou algum acidente com o seu veículo e ele não tiver condições de andar, acione um guincho pra gente levar seu carro para o local que você quiser, desde que esteja dentro do plano que você contratou. Se preferir, te indicamos uma oficina.
Em seguida, você precisa avisar a gente o mais rápido possível e contar tudo o que aconteceu. Vc pode fazer isso pelo nosso aplicativo ou pelo telefone 0800 730 9901.
Assim que você avisar a gente, você receberá um protocolo e um número de sinistro para acompanhar todo o processo. Você também será informado sobre os próximos passos, documentos que precisa enviar etc.
Alguns documentos são obrigatórios e outros não. Você pode optar por enviar todos os documentos para facilitar a análise e agilizar o processo.
Fique ligado: quando falar com a gente pra acionar o seguro, você precisa deixar claro se deseja abrir o sinistro somente para o terceiro ou se você também quer consertar o seu carro.
A gente tem 5 dias úteis para dar um retorno sobre o sinistro.
Depois que a gente avisar sobre a necessidade de análise detalhada, temos até 10 dias úteis para dar um retorno sobre o sinistro.
Depois da autorização dos reparos, o prazo do conserto depende da oficina escolhida.
Se o seu sinistro resultar em indenização integral, o carro passa a ser nosso. Nesse caso, fique ligado nestes prazos:
Independente da indenização parcial ou integral, o prazo máximo para pagamento da indenização é de 30 dias.
Mas fique ligado: esse prazo só começa a contar depois que a gente receber todos os documentos necessários.
O prazo máximo que a gente tem pra pagar a indenização que você tem direito é de 30 dias, contando a partir do dia que a gente receber todos os documentos necessários.
Se precisar de algum documento adicional, esse período é interrompido até você enviar tudo que a gente precisa e o prazo volta a contar a partir da chegada dos novos documentos, ok?
Você deve pagar a franquia direto para a oficina, quando for buscar o carro consertado. O valor que ultrapassar a franquia fica por nossa conta.
Nesse caso, não compensa acionar o seguro. A franquia é o valor de participação do segurado no prejuízo de um acidente. Vamos supor que a conta do conserto do seu carro fique abaixo do valor da franquia, você vai acabar pagando pelo conserto sozinho, porque a seguradora não vai indenizar nenhum valor pra você.
Só compensa acionar o seguro nos casos em que os prejuízos fiquem acima do valor da franquia Aí, sim, a seguradora paga qualquer valor que ultrapassar a franquia, dentro do limite máximo definido na hora de contratar seu seguro auto, é claro.
Para reagendar a sua vistoria, você precisa falar com o nosso Time de Ajuda. É só entrar no chat do aplicativo ou ligar no 0800 730 9901.
Análise detalhada é quando nossa equipe de análise de sinistro precisa de mais documentos ou informações sobre o acidente. O prazo de análise detalhada é de até 10 dias úteis. Mas pode ficar numa boa, que vamos falar com vc assim que tivermos mais alguma atualização ;)
Primeiro, vc precisa ter contratado a cobertura de Danos Materiais a Terceiros, pois é ela que garante o atendimento à outra pessoa. Independente de você ter culpa, vamos analisar o caso e se ficar comprovado que não foi culpa do nosso segurado, temos o direito de não indenizar o terceiro. Mas pode ficar numa boa, que a gente cuida de tudo pra vc ;)
Aqui na Youse, você define o que é melhor pra você, isso inclui a escolha da oficina onde prefere consertar seu carro também! Se você contratou a cobertura de danos parciais (vale pra qualquer batida), você paga o valor da franquia e a gente completa a diferença pra você até atingir o custo do conserto total.
Se o problema que teve significar PT no carrão e seu seguro cobrir, a gente paga o valor do seu carro se os prejuízos forem superiores a 75% do valor da Tabela Fipe. Fala aí: melhor um seguro automóvel assim do que aqueles que te obrigam a fazer alguma coisa que não você quer, né! :)
Sim! Aqui na Youse, você escolhe a oficina, seja para o segurado ou para outras pessoas envolvidas no acidente.
O ideal é todo mundo ir para uma das oficinas que indicamos, já que garantimos a qualidade dos serviços e rola uma parceria legal nos preços, com vantagens e benefícios adicionais, mas você é livre pra escolher o que quiser, como e onde quiser ;)
Pode sim! Se você bateu no carro de outra pessoa e tiver a cobertura Danos Materiais a Terceiros, dá pra acionar o seu seguro e consertar o carro da pessoa normalmente, sem consertar o seu agora.
Ops, mantenha a calma. Para que possamos consertar qualquer dano causado no carro de outra pessoa, você precisa ter em seu seguro a cobertura de Danos Materiais a Terceiros.
Se tiver esta cobertura e você for o culpado do acidente, acione a cobertura Danos Materiais a Terceiros pelo aplicativo, que vamos te orientar sobre os próximos passos.
Você pode usar o carro reserva se ficar sem seu carro porque precisou acionar alguma cobertura do seu Seguro Auto (alagamento, colisão, incêndio, roubo ou furto), desde que cumpra as condições exigidas pela locadora credenciada.
Em caso de acionamento, a gente faz o contato com a locadora credenciada e te avisa onde pegar o carro. A locação seguirá o modelo e o período máximo que você escolheu quando contratou o seguro.
Fique ligado: para ter direito ao carro reserva, o segurado ou o condutor precisam ter mais de 21 anos de idade e um cartão de crédito com limite superior a R$ 1.000,00 (essa é uma exigência da locadora pro caso de acontecer alguma coisa com o carro alugado). Se no seu seguro auto tiver apenas a cobertura "Vale para perda total", você pode usar o carro reserva somente quando for confirmado que foi uma indenização integral. Mas se vc tem a cobertura "Vale para qualquer batida", você pode pedir um carro reserva se sofrer qualquer acidente, mesmo que pequeno, um alagamento ou incêndio, que tirou seu carro das ruas para o conserto. Pra isso, você tem que acionar a cobertura. Isso sim é custo-benefício que vale, não? Só não se esqueça de incluir essa assistência em seu seguro auto. Leia o Manual de Assistências para consultar todas as condições.
Depois que você for avisado sobre o resultado de indenização integral, você tem 3 dias úteis para a retirar seus pertences e acessórios não originais do veículo. Depois desse prazo, não tem como retirar mais.
Se seu carro for financiado e você for receber a indenização total, a financeira precisa fazer a baixa do Gravame, ou seja, retirar do sistema do Detran a restrição financeira do veículo.
Isso porque os financiamentos impedem a transferência do carro para outro proprietário. Normalmente, as financeiras costumam baixar o Gravame em até 5 dias úteis depois de receberem o pagamento e a gente depende disso para continuar o processo.
Quando você recebe a resposta de que seu sinistro resultou em Indenização Integral, o despachante deve entrar em contato com você em até 2 dias úteis para pedir os documentos.
Todo os documentos que foram roubados precisam constar no Boletim de Ocorrência. Com relação ao DUT, o despachante vai te orientar a fazer um documento chamado "Procuração de Fé Pública". É um documento que o cartório disponibiliza, com modelo próprio, sendo necessário preencher e reconhecer firma por autenticidade.
Você escolhe a data da vistoria ;) Conseguimos agendar a vistoria para o próximo dia útil, se você pedir até as 15h. Depois desse horário, precisamos de 2 dias úteis.
Se vc tiver contratado a assistência para "Vidros" ou "Faróis, lanternas e retrovisores", é só acionar pelo aplicativo, que vamos te ajudar com o conserto.
Quando a gente te avisar sobre o resultado da indenização integral, em até 2 dias úteis nosso despachante entrará em contato com você para pedir os documentos para o processo de pagamento.
Aí é só enviar pra gente que, em até 12 dias úteis, faremos o pagamento da indenização.
Depois que você recebe uma indenização integral, no caso de PT, por exemplo, seu seguro é automaticamente cancelado e você recebe a grana pra usar como quiser. Se resolver comprar um novo carro, não vai deixar o seguro auto de lado, hein? Melhor garantir que fique tudo bem, contratando outro seguro pro novo carrão.