/

Confira 5 dicas para deixar a sua casa pronta para o novo bichinho

Confira 5 dicas para deixar a sua casa pronta para o novo bichinho

 

Ter um animal de estimação é uma experiência única e gratificante, mas também é uma grande responsabilidade. Antes de receber um novo pet em casa, é importante se preparar para essa nova fase da vida e ficar #numaboa. Por isso, o Blog Youse conversou com uma veterinária e selecionou cinco dicas para  de como preparar o lar para esse novo bicho de estimação. 

 

1. Adapte a casa para  a sua chegada

 

Antes de trazer o seu novo amigo para casa, é importante adaptar o ambiente para recebê-lo. Isso inclui:

 

  • Criar um espaço seguro para o pet dormir, comer e brincar. Esse espaço deve ser confortável e protegido de perigos, como escadas, objetos pontiagudos ou fios elétricos.
  • Fechar portas e janelas para evitar que o pet escape. Se você não tiver telas de proteção, certifique-se de fechar portas e janelas sempre que o pet estiver solto pela casa.
  • Retirar objetos que possam ser perigosos para o pet. Isso inclui plantas tóxicas, brinquedos pequenos que possam ser engolidos e alimentos que não são adequados para animais de estimação. É importante Observar o que tem no ambiente porque o animal é curioso e ele vai querer cheirar e morder tudo que tem pela frente, como fios, tomadas, plantas e produtos de limpeza. 

 

De acordo com a veterinária Thayná Silva, é importante ter um lugar delimitado para os primeiros dias do bichinho no novo lar: “primeiramente, é necessário limitar um espaço específico para ele nos primeiros dias que chegar à residência, e ir aumentando, aos poucos, esse limite para que ele se acostume com o local. Isso vai ajudar o pet a entender que aquele espaço não é todinho dele, evitando que ele seja o dominante do local”, afirmou a especialista.

O local onde o pet vai dormir também deve oferecer proteção contra as mudanças do tempo e de correntes de ar. “No caso de animais que fiquem no quintal, o melhor lugar é longe de onde faça as necessidades fisiológicas, assim como longe do sol, em local com sombra e arejado”, disse a veterinária. Caso o tutor permita que o animal durma no quarto junto com ele, o ideal é ter uma cama separada para o pet no quarto e outra na sala, onde normalmente há mais convívio com outras pessoas da residência.

 

2. Cuide da limpeza da casa

 

Os animais de estimação podem deixar pelos, sujeira e cheiros pela casa. Por isso, é importante manter a limpeza regular do ambiente. Lembre-se que existem necessidades específicas para cada tipo de animal. Focando nos doguinhos, vai depender de cada tutor, pois existem animais que só fazem as necessidades na rua e outros dentro de casa. “Caso o animal só faça as necessidades em casa,  manter em um local aberto onde pode ser utilizado tapete higiênico, jornal ou até mesmo o banheiro inteligente (objeto plástico onde o animal não tem o contato com seu xixi, que escoa direto para o ralo) é o ideal para manter a casa limpa e delimitar onde ele pode fazer xixi e cocô”, afirmou a veterinária Thayná Silva.

“Já no caso dos gatos, eles necessitam da caixa de areia que, dependendo do tamanho do local e da quantidade de animais, pode ter duas ou mais em diferentes pontos da casa”, explicou a veterinária.

Para ter uma casa organizada e limpa tanto para os animais quanto para as pessoas, seguem alguns passos simples:

 

  • Varra ou aspire a casa pelo menos uma vez por dia;
  • Lave a louça do pet regularmente;
  • Limpe as caixas de areia ou de xixi diariamente;
  • Faça a manutenção do ambiente do pet, como trocar a roupa de cama e limpar os brinquedos.

 

3. Proporcione um ambiente enriquecido

 

Os animais de estimação precisam de estímulos para se manterem saudáveis e felizes. Por isso, é importante proporcionar um ambiente enriquecido para o seu pet.
Em dias quentes, por exemplo, frutas e água saborizada congeladas podem ser uma ótima saída para o animal se distrair com um alimento saudável e que o entretenha. Sensações diferentes ajudam a estimular e tirar o pet da mesmice: “frutas congeladas, objetos ou brinquedos que possam testar o paladar e a paciência são uma bela fonte de entretenimento, além de fomentar outras descobertas. Separe um brinquedo que ele goste muito e não deixe sempre à disposição. Dê somente em momentos que ele fique sozinho, por exemplo:. 

 

  • Ofereça brinquedos e atividades para distraí-lo . Isso ajudará a evitar que ele fique entediado e destrua objetos da casa.
  • Leve o pet para passear regularmente. Os passeios são uma ótima forma de socializar o pet e gastar energia.
  • Ensine alguns comandos básicos. Isso ajudará a manter o controle sobre o animal e a evitar acidentes.

 

4. Escolha o alimento correto

 


 

A alimentação é um dos fatores mais importantes para a saúde do animalzinho. Por isso, priorize escolher o alimento correto para o seu animal.

Segundo a veterinária Thayna Silva, é preciso tomar ainda mais cuidado com a hidratação e alimentação do novo animal de estimação: “sempre ter um comedouro e um bebedouro próximos, em um local arejado e fora do sol. E o principal é manter esse local de alimentação longe de onde o animal faça suas necessidades fisiológicas. Guardar a ração de maneira correta com a embalagem bem fechada e sem estar em contato direto com o chão. é Outro fator fundamental é levar o pet ao veterinário para descobrir qual é a alimentação adequada para cada fase da vida do bichinho:

 

  • Consulte um veterinário para saber qual é o alimento ideal para ele. O veterinário irá levar em consideração a idade, o porte, o estilo de vida e a condição de saúde do animal;
  • Não ofereça alimentos humanos Muitos desses alimentos são tóxicos para os animais;
  • Mantenha o alimento do pet em um local fresco e seco.

Consultar um veterinário regularmente é importante para ficar de olho na saúde do cão ou gato. 

 

5. Tenha paciência e compreensão

 

A adaptação de um novo pet a um novo lar pode levar algum tempo. Por isso, é importante ter paciência e compreensão. De acordo com a veterinária Thayná Silva, “a paciência é a chave para manter todos em harmonia, porque o animal que chega a um ambiente novo normalmente é bastante curioso e está aprendendo o que pode ou não fazer.

 

  • Deixe o pet explorar o ambiente no seu próprio ritmo. Recompense-o por comportamentos positivos. Isso ajudará a reforçar os bons hábitos;
  • Não desista se eleapresentar comportamentos indesejados. Com paciência e compreensão, você conseguirá ajudá-lo a aprender a se comportar de forma adequada.

 

Ao seguir essas dicas, você estará preparando o seu lar para receber o seu novo pet e garantindo que ele tenha uma boa adaptação. Mas não esqueça de sempre contar com a Youse. Além de manter a sua casa sempre #numaboa com o Seguro Residencial, há também a Assistência Cão & Gato, que ajuda a manter o seu bichinho de estimação sempre saudável, fazendo a alegria da casa. Além da Emergência Pet, essa assistência conta ainda com vários serviços imprescindíveis para gatinhos e doguinhos, como:

 

  • Transporte e tratamento de emergência;
  • Agendamento e pagamento de consultas;
  • Informação e vacinação em casa;
  • Delivery de ração;
  • Leva e traz;
  • Informação sobre raças de cães;
  • Indicação de banho e tosa;
  • Hospedagem;
  • Informações veterinárias e
  • Funeral.

 

Parece até bom demais para ser verdade, mas com a Youse você sabe que pode contar. E seu pet também. 😉

Artigos mais acessados

Pra vc ficar numa boa