youse-blog

/

Quer trocar de carro em 2023? A gente te conta como!

Quer trocar de carro em 2023? A gente te conta como!

O ano está quase no fim e por aí, você já começou a listar as suas metas para 2023? Se trocar de carro ou comprar um novo está no seu radar, aqui é o lugar certo e a matéria de hoje é para você!

Listamos tudo o que você precisa saber para realizar o seu sonho, e de quebra vamos te mostrar como estará o mercado automotivo, o preço dos carros em 2023, e muitas dicas! Bora lá?

Leia +: Dia da Energia: Seis modelos híbridos de respeito

 

Antes de mais nada, bora entender a tendência dos preços dos carros para 2023?

Nos últimos dois anos, vimos os preços dos automóveis de todos os tipos dispararem. Dados da Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores) mostram que no ano passado, houve um aumento de 18%  nos carros novos e 22% para os usados.

O motivo dos altos preços se deve a dois fatores: A escassez de componentes iniciada pela pandemia, e que ainda não se regularizou totalmente, e os conflitos da guerra na Ucrânia. 

A expectativa dos especialistas é que no decorrer do próximo ano, a situação do mercado automobilístico se acalme. E há indicativos que mostram que há uma luz no fim do túnel! Por exemplo, o preço dos carros usados demonstraram queda em agosto deste ano e a tendência é que continue assim. 

Um fator que ajuda a entender esse movimento é a volta das entregas de veículos 0km para as locadoras e concessionárias. Essa retomada ajuda na renovação do estoque e a “escoar” os seminovos para o mercado, deixando o preço mais competitivo. 

Agora que a gente te explicou o que rola no mercado, vamos para as dicas que prometemos!

 

Organização é tudo!

É isso mesmo que você leu, o valor do carrão é mega importante mas, não deve ser o critério mais decisivo na hora de realizar esse sonho. 

Você deve levar em consideração fatores como: 

  • IPVA

O Imposto é calculado com base no valor do automóvel no mercado, considerando a tabela FIPE. Além disso, cada estado estabelece o percentual a ser cobrado, que pode variar entre 1% e 6% do preço total do carro. 

  • Seguro do carro 

Garante a sua proteção e de quem roda numa boa com você! Com o seguro você tem suporte caso o seu carro seja roubado, sofra algum acidente ou dê perda total. Ele também é útil se você estiver na estrada e furar os pneus ou se a bateria arriar

  • Eventuais manutenções 

Para um veículo rodar com segurança por aí, é necessário levá-lo regularmente ao mecânico. Trocar o óleo, filtros, alinhamento e balanceamento de pneus e por aí vai, são gastos que você também precisa colocar em seu planejamento. 

  • Licenciamento 

Assim como o IPVA, o licenciamento é pago anualmente pelo dono do veículo. É um processo de regularização que atesta que o carro está em condições seguras para rodar por aí. É por meio dele que o proprietário consegue retirar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). 

Com tudo isso em mente, a nossa dica é: planejamento. Comece identificando os seus gastos mensais fixos e variáveis, para saber se é possível arcar com a compra do carro. Saber o que entra e o que sai da sua conta, ajuda na hora de cortar gastos que podem gerar uma poupança.

O famoso “colocar tudo na ponta do lápis” vai te ajudar a não te surpreender lá na frente, quando já estiver com o possante na garagem. 

 

 Chama o mecânico!

Agora, se você vê que o carro “mais velhinho” ou seminovo é a sua grande chance para começar 2023 motorizado, tenha em mente que o automóvel usado requer alguns cuidados antes mesmo de efetuar a compra. 

Para ficar numa boa, a nossa dica é chamar um especialista para dar uma olhadinha mais minuciosa no automóvel que você pretende adquirir.  E essa avaliação é o laudo cautelar, que tem o objetivo de analisar detalhadamente as condições reais do veículo. 

Desde a parte documental até a mecânica, todos os detalhes são verificados para deixar ambas as partes em segurança, tanto quem está comprando quanto quem está vendendo o carro. 

Se liga só no que a vistoria cautelar irá avaliar: 

  • Documentos
  • Histórico dos proprietários;
  • Indícios de colisões, roubos, furtos, incêndio, etc
  • Pendências jurídicas ou encaminhamento para leilão
  • Aspectos financeiros, como o pagamento dos impostos em dia
  • Se houve passagem por recall
  • Alinhamento do automóvel, estado dos amortecedores, chassi, motor, farol, freio, pneus, velocímetro, etc
  • Se houve alterações na pintura ou estrutura

Você pode contratar uma empresa especializada para fazer o laudo ou chamar aquele seu mecânico de confiança para fazer o check-up completo. E vale lembrar que essa vistoria não tem nada a ver com a que o Detran exige na hora da transferência do carro para o seu nome, ok? 

 

 Carro é investimento: escolha os que menos desvalorizam!

A nossa última dica é ficar ligado na desvalorização dos modelos dos automóveis, que acontece em dois momentos: assim que o carro sai da concessionária e com a flutuação da oferta e demanda do mercado. 

De acordo com o último levantamento da Kelley Blue Book Brasil, os carros de 4 a 10 anos têm demonstrado uma queda significativa nos preços de agosto pra cá. Já os modelos de 2012, 2013 e 2016 continuam valorizados.

Então já sabe: pesquise muito bem! Fique de olho nas tendências e rankings de modelos que estão com a desvalorização em queda, eles são uma ótima oportunidade de fazer um bom negócio já na compra e depois, caso você queira vender. 

 

Não abra mão da segurança 

Nós já demos a dica, sempre inclua o valor do Seguro no seu planejamento antes de comprar um carro. E na hora de escolher qual, vai de Youse! 

O Seguro Auto da Youse é totalmente personalizável, ou seja, as coberturas e assistências são definidas por você, e também podem mudar de acordo com a sua necessidade. Você contrata, aciona e personaliza o seguro do seu carro direto do app, tudo é rápido e seguro!

Artigos mais acessados

Pra vc ficar numa boa