Recebeu a CNH provisória? Veja aqui tudo o que você precisa saber!
A Permissão para Dirigir (PPD), ou mais popularmente conhecida como CNH provisória, é um documento emitido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que habilita o condutor a dirigir veículos por um período determinado.
Esse período de um ano (chamado de período probatório) tem como objetivo avaliar a experiência do motorista recém-habilitado.
Aqui, vamos esclarecer dúvidas sobre esta etapa inicial da habilitação para dirigir veículos.
Como funciona a habilitação provisória?
A habilitação provisória é ganha depois de passar pelos processos de formação de condutores no CFC e na Autoescola. Ele habilita o condutor a dirigir veículos das categorias A (motos), B (carros) e ACC (ciclomotores) por um período de 12 meses.
A CNH provisória tem as mesmas características da CNH definitiva, com exceção da cor, que é verde. O documento também contém as seguintes informações:
- Nome completo do condutor
- Data de nascimento
- CPF
- RG
- Foto
- Data de validade e a inscrição “Permissão”
- Categoria de habilitação

Quais são as regras da CNH Provisória?
Para obter a PPD, o candidato deve cumprir os seguintes requisitos:
- Idade mínima de 18 anos
- Saber ler e escrever em português
- Possuir comprovante de residência
- Possuir um documento com foto emitido há, no máximo, 10 anos
- Apresentação de exames médicos e psicológicos
- Aprovação nos exames teórico e prático de direção
Leia+: Perdi minha CNH, e agora? Saiba como solicitar a segunda via
Processo de emissão da CNH provisória
O processo para emissão da CNH provisória é o mesmo para a CNH definitiva. Para iniciar o processo, o candidato deve agendar um atendimento no Detran de sua cidade.
No dia do atendimento, o candidato deve apresentar os documentos necessários e realizar os exames médicos e psicológicos. E tudo isso você também pode fazer, pagando um pouco mais, através de uma Autoescola.
Após a aprovação nos exames, o candidato deve realizar o exame teórico e prático de direção. Se o candidato for aprovado nos exames, a CNH provisória será emitida no mesmo dia.
Como saber se a CNH provisória está pronta?
Para saber se a CNH provisória está pronta, é só entrar no site do DETRAN da sua cidade na opção “Habilitação” (exemplo do DETRAN-SP) e selecionar a opção “verifique se a CNH já foi emitida e enviada pelos Correios”. (Lembrando que essa informação varia de acordo com o estado)
Leia+: 10 passos para tirar a CNH Digital
Com quantos pontos se perde a CNH provisória?
A PPD é um documento diferente da habilitação definitiva em alguns aspectos, e um deles é em relação às infrações cometidas. Mas não é por estar em período probatório que o condutor terá regalias – pelo contrário.
Mas afinal, como saber se o condutor perdeu a CNH provisória? Pode tomar multa?
Durante o ano de validade da habilitação provisória, o condutor não pode cometer infrações que gerem multa grave ou gravíssima. Uma dessas multas já é o suficiente para suspender o direito de dirigir. Além disso, o condutor também não pode tomar mais do que uma multa média (4 pontos).
Além disso, o condutor com CNH provisória deve observar as seguintes obrigações e responsabilidades, assim como qualquer outro motorista:
- Respeitar as normas de trânsito;
- Evitar infrações;
- Conduzir com prudência e atenção;
- Zelar pela segurança de todos os envolvidos no trânsito
Durante esse período, o motorista deve adquirir experiência e aprender a dirigir de forma segura. Ao cumprir os requisitos e observar as obrigações e responsabilidades, o condutor pode garantir que terá uma experiência positiva e segura na direção.
Como renovar a CNH provisória?
A renovação da CNH provisória deve ser feita no Detran de sua cidade após o término do período de validade. Para renovar a PPD, o condutor deve apresentar os documentos necessários e realizar os exames médicos e psicológicos novamente após o período de teste.
Atente-se às datas e não dirija com a CNH provisória vencida!
Motoristas com CNH provisória podem pegar rodovia federal?
Sim! Como já vimos, o condutor com a PPD não tem diferenças em relação aos motoristas com CNH definitiva.
Posso contratar um seguro tendo a CNH provisória?
Com certeza! É importante que o condutor com CNH provisória esteja segurado. O seguro de automóvel é uma proteção que garante o pagamento de indenizações em caso de acidentes.
Existem opções de seguros disponíveis para novos condutores. Esses seguros costumam oferecer coberturas mais básicas, mas podem ser suficientes para proteger o condutor e terceiros em caso de acidente. E o melhor, aqui na Youse, é que você consegue contratar esse seguro sem sair de casa, direto no celular e na palma da sua mão.
Com o Seguro Auto Youse, você escolhe as coberturas e assistências que mais se encaixam no seu perfil de condução e no seu bolso. Cote agora e saia dirigindo por aí #numaboa.