/

Quando e como trocar o pneu do carro?

Quando e como trocar o pneu do carro?

 

Vai viajar? Já verificou se precisa trocar o pneu do carro?

Trocar o pneu é uma tarefa que pode ser necessária a qualquer momento, seja em uma estrada, na cidade ou até mesmo na sua garagem. 

Aqui na Youse, acreditamos que a segurança é essencial, por isso reunimos algumas dicas para te ajudar a identificar quando trocar o pneu do carro.  

 

Como saber se está na hora de trocar o pneu do carro?

 

Existem alguns sinais que indicam que está na hora de trocar o pneu do carro. Os principais são:

 

Pneu careca: um pneu é considerado “careca” quando o indicador de desgaste, aquelas marcas que ficam entre os sulcos do pneu, atingem a profundidade de 1,6 mm. A partir desse ponto, o pneu não deve mais ser usado, pois é perigoso para a segurança do motorista e dos passageiros.

 

 

A marca acima mostra o indicador de desgaste.

 

 

Furos ou cortes: se o pneu tiver um furo ou corte, ele deve ser trocado imediatamente, pois pode causar problemas como a perda de controle do carro.

Rachaduras ou bolhas: esses fatores podem indicar que o pneu está velho ou danificado, e que pode se romper a qualquer momento.

Pneu velho: em geral, os pneus têm uma vida útil média de 5 anos. Após esse período, mesmo que o pneu não apresente nenhum desgaste, ele deve ser trocado para garantir a segurança do motorista e dos passageiros.

 

Como preservar a vida útil dos pneus

 

Além de saber quando trocar o pneu, é importante tomar alguns cuidados para preservar a vida útil e evitar trocas desnecessárias. Você pode fazer isso com dois passos bem simples: 

 

1 – Confira a calibragem dos pneus regularmente

 

Pneus descalibrados reduzem a aderência do carro ao solo. Além disso, eles desgastam-se mais rapidamente, o que aumenta o risco de furos e outros problemas. Por isso, é importante verificar a calibragem pelo menos uma vez por semana.

 

2 – Faça a manutenção preventiva dos pneus

 

Também é essencial fazer a manutenção preventiva dos pneus regularmente. Isso inclui a revisão dos pneus para identificar desgastes, rachaduras ou outros problemas.

Seguindo essas dicas, os pneus do seu carro vão durar mais e seu carro vai rodar numa boa por aí! 

 

Seguro Auto Youse: uma mãozinha até para trocar o pneu do carro! 

 

A gente sabe que imprevistos acontecem. Então, se o pneu do seu carro furar no meio do caminho, conte com o serviço de assistência 24 horas do Seguro Auto Youse. 

O Seguro Auto Youse conta com diversas coberturas essenciais para o seu carro. Além disso, as assistências são 100% personalizáveis para se adequar ao seu estilo de vida. E o melhor: a contratação é totalmente digital!

Quer saber mais? Então, acesse: youse.com.br. 

Artigos mais acessados

Pra vc ficar numa boa