Qual a melhor forma de levar o seu pet no carro? Confira as dicas!
A conexão entre os pais de pet e seus bichinhos tem sido cada vez mais valorizada. Uma prova disso é o aumento de locais pet-friendly (que aceitam animais de estimação) em shoppings, cafeterias e restaurantes.
Para chegar até esses locais, muitas famílias levam os seus doguinhos ou gatinhos de carro, mas é aí que começam as dúvidas dos pais de pet de primeira viagem: Qual a melhor forma de transportar meu cachorro ou gato? Posso levá-lo no colo? Devo usar uma cadeirinha, uma caixa de transporte ou uma cestinha?
Para responder essas e outras perguntas,a gente vai te explicar o que diz a legislação de trânsito sobre a questão, como manter o seu pet seguro e algumas dicas de como tornar o passeio ainda mais divertido!
O que diz a lei sobre o transporte de pets em automóveis?
No Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não há leis específicas sobre o transporte de cães e gatos, mas há algumas infrações referentes ao tema que podem gerar multa e perda de pontos na CNH. São elas:
- Dirigir com o pet no colo ou à sua esquerda, junto à janela: é uma infração média, sujeita a multa de cerca de R$ 130 e perda de 4 pontos na carteira;
- Transporte na parte externa: no artigo 235 do CTB diz que pets não podem ser transportados no teto, capô ou com a cabeça para fora da janela ou de qualquer outra parte do carro. Nesse caso, a infração é grave cuja multa é de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH;
- Já o artigo 169 fala sobre “dirigir sem atenção ou sem cuidados indispensáveis à segurança”, ou seja, que os animais nunca podem atrapalhar o motorista ou tirar a sua atenção. Por isso, é aconselhado deixar o pet preso e em uma posição segura.
Leia +: Tudo o que um pai de pet de primeira viagem precisa saber
Qual a forma correta de transportar pets no carro?
Para acomodar, proteger e transportar o seu bichinho com segurança, é importante investir em alguns itens que vão garantir o conforto e a proteção dos pets em caso de acidente.

Guia adaptada ou peitoral
Tanto a guia quanto a coleira peitoral são ótimas escolhas para o transporte individual! Há também os adaptadores que conectam a coleira do animal ao encaixe do cinto de segurança do carro. Dessa forma, o animal não corre o risco de cair no assoalho do veículo.
Caixas de transporte para cachorro ou gato
As caixas de transporte são uma forma segura de levar o seu pet, desde que estejam bem presas ao banco e com a portinha bem fechada para evitar que o bichinho saia no meio do trajeto.

Cestinhas para pet
As cestinhas para gatos e cachorros são indicadas para animais de pequeno porte. Funcionam assim: as alças do equipamento ficam presas ao encosto de cabeça do banco traseiro e é passado o cinto de segurança em volta da cestinha,deixando o seu pet bem confortável e seguro.

Passeio ainda mais divertido
É importante lembrar que os pets não podem associar os passeios a coisas ruins, então procure tornar a experiência a mais prazerosa possível!
Para isso, ajuste a temperatura do ar-condicionado para ficar confortável para o bichinho, verifique se a coleira e cinto de segurança não estão folgados demais ou muito apertados e garanta tapetes higiênicos no caso de algum incidente.
Os pets também são família!
Aqui na Youse, a gente leva isso a sério. Por isso, além de garantir a sua segurança, nós cuidamos dos seus bichinhos com uma assistência exclusiva para eles. A assistência cão & gato oferece transporte de emergência, consultas e até vacinação em casa. Não é incrível? Vem dar uma olhada no site!
Segurança para todos a bordo
Na hora de cuidar do seu pet durante o transporte, vale lembrar também da importância de proteger quem dirige. Um bom Seguro Auto pode fazer toda a diferença em situações inesperadas. Com a Youse, você personaliza sua proteção de acordo com seu estilo de vida e ainda conta com assistências que vão muito além do básico.